Recuperação da agricultura na Libéria terá ajuda do Brasil

08.04.2010 | 20:59 (UTC -3)

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) ajudará a Libéria a reestruturar a agricultura daquele país, destruída por 25 anos de guerra civil.

O ministro Wagner Rossi recebeu, quarta-feira (7), a ministra liberiana de Agricultura, Florence Chenoweth, que manifestou interesse em cooperação nas áreas de produção agrícola, processamento de carnes, maquinário, pesquisa e irrigação. “Vamos reforçar o compromisso assumido pelo presidente da República de firmar parcerias e ajudar, no que for preciso, os países irmãos da África”, destacou Rossi.

Chenoweth disse que o desenvolvimento agrícola na Libéria não é apenas uma necessidade, mas uma batalha. “Não há motivos para a África não mais se alimentar sozinha”, destacou a ministra. Para isso, o Brasil receberá cidadãos liberianos interessados em aprender mais sobre o plantio de arroz, cacau, café e mandioca, produtos importantes na cultura alimentar daquele país, assim como sobre a tecnologia e pesquisa agropecuária, por meio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Missão - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encontrou-se, quarta-feira, com a presidente da Libéria, Ellen Johson-Sirleaf, e acordou visita, em breve, de delegação brasileira ao país da África Ocidental para tratar da cooperação. O ministro Wagner Rossi garantiu à ministra a representação do Mapa na missão, para identificar todas as necessidades do setor agropecuário e dar prosseguimento ao repasse de experiência naquela nação.

Eline Santos

Mapa

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025