Realização da colheita nas lavouras é beneficiada

As lavouras de algodão do MT, GO, MA, TO, PI e BA, continuam apresentando um excelente desenvolvimento vegetativo, sem ocorrência de anomalias que possam prejudicar as expectativas de mais uma safra cheia para o setor

28.05.2018 | 20:59 (UTC -3)
Climatempo

A semana começa com a presença de uma massa de ar polar sobre o centro-sul, que mantém o tempo aberto e sem possibilidade para chuva em praticamente todo o Brasil. A presença enfraquecida desse sistema, mantém as temperaturas baixas sem que cause qualquer tipo de dano a produtividade das lavouras. Apenas as faixas do norte da Região Norte e litorânea do Nordeste, contam com a chance de pancadas de chuva.

Até a próxima quinta-feira (31) o tempo seco deve persistir, quando uma nova frente fria avança pelo Sul e leva chuva para diversas localidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e sul do Mato Grosso do Sul, entre quinta (31) e sábado (02).

Os últimos dias de maio irão contar com tempo aberto, sem instabilidades e temperaturas dentro da média para essa época do ano. Os estados do Mato Grosso, Goiás, a maior parte de Minas Gerais, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, também permanecerão com tempo aberto e sem chuva ao longo de toda essa semana. No entanto, junho começa com chuva em boa parte da Região Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e sul de Minas Gerais.

Situação das lavouras

Com a previsão de tempo aberto, os produtores terão plenas condições a realização dos tratos culturais e da realização da colheita. As lavouras de cana-de-açúcar continuam apresentando índices mais baixos de produtividade, devido à idade avançada das lavouras associada ao baixo investimento no ano passado.

No café, pouquíssimos são os produtores que já iniciaram as primeiras apanhas dos grãos. A colheita deverá iniciar na semana que vem, em todas as principais regiões produtoras. No caso do milho safrinha, a colheita ainda não começou em nenhuma região do Brasil.

O plantio do trigo segue avançando no Paraná e no sul de São Paulo, já que a chuva da semana passada permitiu uma elevação dos níveis de umidade do solo, mesmo que bem parcial, e assim, produtores retomaram tais atividades. Já no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina o plantio do trigo ainda não começou. A expectativa é de que inicie apenas no começo de junho.

As lavouras de algodão do Mato Grosso, Goiás, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, continuam apresentando um excelente desenvolvimento vegetativo, sem nenhuma ocorrência de anomalias que possam prejudicar as expectativas de mais uma safra cheia para o setor.

Não há indícios de temperaturas extremamente baixas ao longo dos próximos dez dias, que possam acarretar formações de geadas ou perdas às lavouras em nenhuma região do Brasil.

Saiba mais aqui.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024