Rancho da Matinha testa modelo para medir eficiência de animais manejados a pasto

31.08.2010 | 20:59 (UTC -3)

A possibilidade de o pecuarista melhor entender os fenômenos que interferem no processo de produção de bovinos ficou muito maior graças aos avanços tecnológicos. Uma nova técnica, com origem na antiga matemática, vem sendo desenvolvida com resultados positivos. A “modelagem matemática” já está sendo utilizada com sucesso por agricultores e usinas de açúcar como ferramenta eficaz para otimização da gestão, previsão de produção e melhor data para colheita.

Transportando a técnica para o setor pecuário os benefícios podem ser diversos, desde a possibilidade de cálculo de DEP´s para eficiência alimentar, até a seleção de animais mais lucrativos para confinamento.“A aplicação de sistemas nutricionais voltados ao melhoramento genético tem sido ainda pouco estudada por aqui, mas certamente em futuro próximo irá trazer grandes contribuições ao negócio pecuário brasileiro”, afrma a zootecnista Heloise Nagai do Val, diretora da empresa NutriCattle.

Recentemente Heloise concluiu experimento com vacas Nelore no Rancho da Matinha. Os resultados confirmaram a possibilidade de selecionar para eficiência alimentar, animais manejados a pasto. “A técnica permite análise dos fatores que podem limitar ou determinar o sucesso do negócio em diversos cenários, possibilitando ao produtor escolher a melhor opção. Através do modelo é possível, por exemplo, comparar custos entre animais mais eficientes com ineficientes. No Rancho da Matinha foi realizado o ranking das matrizes por índice de eficiência energética, ou seja, quanto cada fêmea precisou ingerir para produzir um quilo de bezerro desmamado”, destaca a zootecnista.

De acordo com Heloise, através desta técnica, é possível identificar e selecionar animais que consomem menos alimento com o mesmo ou até maior desempenho que outros. Como a herdabilidade para a característica é moderada fica possível implementar melhoramento genético selecionando animais mais eficientes. Os benefícios além de financeiros serão também ambientais, uma vez que animais que consomem menos poluem menos.

Fonte: Pec3Press

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025