Rally da Pecuária avalia gado de corte e qualidade de pastagens em nove estados

22.09.2011 | 20:59 (UTC -3)
Ana Carolina Silveira

A partir do próximo dia 26, o Rally da Pecuária 2011, realizado pelas consultorias Agroconsult e Bigma, avaliará, in loco, a pecuária bovina de corte e a qualidade das pastagens no Brasil. A expedição técnica percorrerá as principais regiões de cria, recria, engorda e confinamento de gado do país, totalizando aproximadamente 24 mil quilômetros em nove estados – onde estão 75% do rebanho bovino e 85% da produção de carne no país – até 11 de novembro. A largada acontecerá no Banco do Brasil - Edifício sede III, 20º andar, Auditório (torre oeste), Setor Bancário Sul, Brasília, nesta segunda-feira, dia 26, a partir das 9h.

“É importante melhorar a base estatística da pecuária no país, conhecer em detalhes os indicadores zootécnicos e verificar a qualidade das pastagens, que são a base da sustentabilidade dessa atividade”, explica Maurício Palma Nogueira, diretor da Bigma Consultoria. Dos 205 milhões de cabeças no Brasil, aproximadamente 170 milhões são gado de corte.

Ao longo da viagem, serão feitos levantamentos qualitativos focados na capacidade instalada de confinamentos, intensidade do uso de semi-confinamentos, estado da arte da integração lavoura-pecuária e disponibilidade de áreas degradadas de pastagens com potencial para a agricultura.

Em todo o percurso, mais de 100 fazendas serão visitadas. Nas visitas às propriedades, o levantamento técnico será focado na composição do rebanho, condição corporal dos animais, índice de natalidade, ganho de peso, consumo de sal, sistemas de gestão, oferta de bezerros para 2012 e 2013, além do manejo das pastagens e infra-estrutura disponível. Em campo, os técnicos deverão recolher, de forma aleatória, mais de mil amostras de pastagens.

O diretor da Bigma destaca, nos roteiros, que as equipes encontrarão áreas de confinamento especialmente em Goiás, no Triângulo Mineiro e em São Paulo. A expedição avaliará fazendas com crias de bezerros que hoje estão concentradas no Mato Grosso do Sul e no Tocantins. Já no Pará, Rondônia, Mato Grosso e Goiás, os técnicos avaliarão principalmente as fazendas de ciclo completo, sendo que também no Mato Grosso. Também será avaliada a integração lavoura/pecuária.

Todos os dados quantitativos e qualitativos colhidos pelo Rally serão processados pela Agroconsult e Bigma e apresentados no dia 29 de novembro, na Fiesp, em São Paulo.

As oito equipes do Rally da Pecuária 2011 realizarão nove eventos ao longo da expedição com o objetivo de discutir com os pecuaristas as tendências do mercado e a realidade local. Os eventos acontecerão em Palmas, Redenção, Cuiabá, Ji Paraná, Goiânia, Campo Grande, Dourados, Araçatuba e Uberaba (veja datas abaixo).

Serão 150 profissionais do agronegócio envolvidos entre a organização e a realização do Rally da Pecuária, patrocinada pelo Banco do Brasil, Dow AgroSciences e Vale/Serrana Nutrição Animal, com apoio da FIESP, Frigorífico Minerva, John Deere e Mitsubishi Motors.

Roteiro

Primeira Fase: 26/9/11 a 29/10/11 - Norte e Centro-Oeste

Equipe 1: GO e TO

Brasília, Britânia, Nova Crixás, Peixe, Palmas

Equipe 2: TO e PA

Palmas, Araguaína, Marabá, São Félix do Xingu, Xinguara, Redenção, Marabá

Equipe 3: TO e MT

Palmas, São Félix do Araguaia, Ribeirão Cascalheira, Barra do Garças, Rondonópolis, Cuiabá

Equipe 4: MT e RO

Cuiabá, Pontes e Lacerda, Vilhena e Ji Paraná

Equipe 5: GO e MS

Goiânia, Jataí, Três Lagoas e Campo Grande

Segunda Fase: 29/10/11 a 11/11/11 - Sudeste e Sul

Equipe 6: MS e PR

Campo Grande, Bonito, Dourados, Umuarama e Londrina

Equipe 7: PR e SP

Londrina, Presidente Prudente, Araçatuba, Barretos e Uberlândia

Equipe 8: MG

Uberlândia, Uberaba, Patos de Minas, Pirapora, Januária e Montes Claros

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site

.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025