Embrapa Rondônia inicia semeadura do Programa Soja Livre
Depois de mais de dois meses visitando propriedades e avaliando rebanhos de corte e pastagens em diferentes regiões brasileiras, o Rally da Pecuária 2011 chega à sua última semana. Os técnicos integrantes da Equipe 8, que largaram nesta segunda-feira (7) pela manhã de Uberlândia, percorrerão os municípios de Indianópolis, Nova Ponte e Araguari, chegando no final da tarde a Uberaba para o último evento regional da expedição com pecuaristas convidados, que acontecerá às 19 horas.
Na terça-feira (8), a Equipe 8 deixa Uberaba, passando por Cruzeiro da Fortaleza, Perdizes, Patrocínio, Araxá e chegando a Patos de Minas, para pernoite. Na quarta-feira, seguirá em direção a Pirapora, avaliando propriedades nas regiões de Varjão de Minas, São Gonçalo do Abaeté e Buritizeiro. Na quinta-feira, visitará propriedades em Montes Claros, Mirabela e Pedras de Maria da Cruz, pernoitando em Januária. No último dia do Rally da Pecuária 2011, sexta-feira, dia 11, os técnicos avaliarão a região entre Januária e Montes Claros.
Durante o Rally, os técnicos percorreram as principais regiões de cria, recria, engorda e confinamento de gado do país, totalizando aproximadamente 22 mil quilômetros em nove estados – onde estão 75% do rebanho bovino e 85% da produção de carne no país – até 11 de novembro.
Ao longo da viagem, os técnicos realizaram, de forma aleatória, amostras de pastagens, além de visitar fazendas selecionadas. Este levantamento avaliará, entre outros itens, condições de pastagens, composição do rebanho, condição corporal dos animais, ganho de peso, oferta de bezerros para 2012 e 2013, além do estado da arte da integração lavoura-pecuária e disponibilidade de áreas degradadas de pastagens com potencial para a agricultura.
Todos os dados colhidos pelo Rally da Pecuária serão processados pela Agroconsult e Bigma e apresentados no dia 29 de novembro, na Fiesp, em São Paulo. Estarão disponíveis também no
para download gratuito.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura