Publicações infanto-juvenis da Embrapa são lançadas

23.11.2009 | 21:59 (UTC -3)

"As aventuras de Aram e Abaré na floresta" e "Humberto e Camila descobrem a ecologia dos rios" são as duas publicações que já estão com lançamento confirmado para a 28ª edição da Feira do Livro de Brasília, a ser realizada entre os dias 20 e 29 de novembro, na capital.

Desenvolvidas para o público infanto-juvenil e editadas pela Embrapa Informação Tecnológica em parceria com a Embrapa Informática Agropecuária e Embrapa Cerrados, respectivamente, as obras foram escritas pelas pesquisadoras Luciana Alvim Romani e Kathia Sonoda e reforçam a importância da valorização dos ecossistemas e das espécies que deles dependem, usando para isso personagens que estimulam a imaginação e a criatividade dos pequenos leitores.

“Contar histórias para crianças sempre foi um grande prazer e esse hobbie se tornou ainda mais empolgante quando comecei a contar histórias para meus filhos”, lembra Luciana. “Encontrei na escrita uma forma de falar aos pequenos sobre as maravilhas brasileiras com o objetivo de mostrar a eles o que temos de melhor e que precisamos e preservar”.

Além do conteúdo adaptado para o universo infanto-juvenil, as obras foram produzidas para oferecer qualidade visual, colorida e atraente. As imagens que ilustram o livro As aventuras de Aram e Abaré na floresta são resultado de um trabalho especial em plasticina (massa de modelar), realizado pela design paraense D’Arcy Albuquerque, já considerada parceira da Embrapa de outros projetos editoriais. “É uma escolha muito feliz (a do termo parceria), porque reflete bem o tipo de relação de trabalho que se construiu. Esse já é o quarto livro desenvolvido para a Embrapa. Em Aram e Abaré na floresta", essa dimensão de parceria ficou ainda mais evidente na receptividade demonstrada pela equipe da Embrapa para o desenvolvimento de um trabalho de ilustração invulgar do ponto de vista da técnica. Em todas as ocasiões sempre tive liberdade para criar, o que é em si mesmo um privilégio”, disse ela.

Especialista nas técnicas de lápis de cor, aquarela e pastel, foi a responsável por dar vida aos personagens das histórias de Livro para pescaria com linha de horizonte (editado pela Embrapa Informação Tecnológica, em parceria com a Embrapa Amazônia Oriental, premiado como destaque no IV Concurso da Casa de Cultura Mário Quintana, em 2006), Polinizadores e Piquiá - ambas integrantes do projeto Dendrogene (Embrapa Amazônia Oriental), para o desenvolvimento da Amazônia. Desde novembro de 2006, D’Arcy Albuquerque mora em Capelins, Portugal.

Insetos parecidos - Em Humberto e Camila descobrem a ecologia dos rios, o artista plástico Sílvio Ferigato foi o autor das ilustrações que reproduzem a biodiversidade do Pantanal. Mas, até chegar ao resultado final, foi preciso muita paciência e determinação.

Segundo a pesquisadora Kathia Sonoda, uma das dificuldades só pôde ser superada com muita pesquisa. “O ilustrador precisou aprender sobre inseto aquático. Passei algumas informações, mas ele teve que fazer pesquisas em livros e na internet”, conta ela. “Como meu trabalho exige atenção a detalhes, vejo diferenças enormes em animais que, na realidade, são muito parecidos. Por isso, às vezes, o ilustrador misturava características de um inseto com outro. No final, gostei muito”.

Mas, o livro não fala apenas sobre insetos. “Tem toda uma mensagem do cuidado com a água. Mostra como é possível verificar se a água está limpa pelos animais presentes nela. Então à medida em que a criança vai lendo, tem entretenimento e, ao mesmo tempo, se inteira disso”, conclui a pesquisadora.

Serviço:

Lançamentos

Feira do Livro de Brasília – Espaço Infantil Mestre Zezito

Pátio Brasil Shopping (Setor Comercial Sul)

As Aventuras de Aram e Abaré na Floresta

Data: 27/11/09

Horário: 15h40 às 16h20 - sexta-feira

Humberto e Camila descobrem a ecologia dos rios

Data: 28/11/09

Horário: 15h30 às 16h10 – sábado

Kátia Marsicano, Clarissa Lima e Nadir Rodrigues

Embrapa

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025