Publicação registra e descreve espécies do Cerrado

11.01.2010 | 21:59 (UTC -3)

Apesar das evidências científicas que reforçam a cada dia o seu potencial, o Cerrado ainda não é percebido pela maioria dos brasileiros como um ambiente único entre os biomas nacionais.

A biodiversidade, o solo e os aquíferos que lhe garantem ser de fundamental importância para a preservação da sustentabilidade permanecem sob ameaça da degradação contínua, seja por ignorância seja por descaso.

Cientificamente, no entanto, o empenho de pesquisadores continua a contradizer as persistentes práticas predatórias e, como mais uma prova desse esforço, acaba de ser lançada a publicação Reserva Genética Florestal Tamanduá, resultado de duas décadas de estudos na mata de galeria que acompanha o córrego Tamanduá, localizado nas imediações de Brasília. Na região, foram investigadas prioritariamente árvores de utilidade consagrada, que conferem à área o valor de um importante repositório de conservação de elementos da flora nativa.

Composto por cinco capítulos, o livro descreve a florística e a estrutura da vegetação local, bem como a fenologia das espécies (com detalhamento de 18 delas), incluindo plantas conhecidas, como jatobá, jequitibá, angico, copaíba e peroba. A área do estudo está concentrada em 21,08 hectares de mata, na região administrativa do Gama, nas dependências da Embrapa Hortaliças.

Da elaboração do conteúdo da obra, editada pela Embrapa Informação Tecnológica em parceria com a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília/DF), participaram também pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas/MG), da Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília/DF) e das Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A (Eletronorte).

Reserva Genética Florestal Tamanduá pode ser adquirido por R$ 20,00 na página eletrônica

, pelo telefone +55 (61) 3448-4236, pelo fax +55 (61) 3448 2494 ou via e-mail

. A Livraria Embrapa funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no seguinte endereço: Embrapa Informação Tecnológica – Parque Estação Biológica – Av. W3 Norte (final) – Caixa Postal 040315 – Brasília/DF – CEP 70 770-901.

Kátia Marsicano

Embrapa Informação Tecnológica - Brasília – DF

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025