Publicação especial resgata o passado e reconta a história da agricultura brasileira

19.10.2010 | 21:59 (UTC -3)

Uma grande trajetória tendo como fio condutor a linha do tempo com os principais marcos que determinaram o desenvolvimento agrícola brasileiro. Mas, tudo contado de um jeito diferente. Leve, ilustrado, colorido, moderno. Um jeito especial, pensado para jovens alunos de ciências agrárias, já acostumados ao dinamismo e à objetividade da tecnologia digital, sem deixar de atrair a atenção e a curiosidade de todos os demais públicos.

 

Esse foi o recurso escolhido pelos autores e pelas equipes editorial e gráfica responsáveis pela elaboração da recém-lançada obra Novos ângulos da história da agricultura no Brasil. Mais do que contribuir com o estudo de um recorte de passado, o objetivo do livro é facilitar o entendimento sobre por que estamos onde estamos e por que somos o que somos. E mais: o que se pode esperar do futuro.

 

A publicação, editada pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), foi lançada dia 6 de outubro de 2010, durante o Fórum da Plataforma África-Brasil de Inovação Agropecuária, na sede da Embrapa, na capital federal, com a presença de cerca de 125 pesquisadores de 14 países, entre africanos e brasileiros.

 

Segundo a gerente-adjunta de Projetos Editoriais da Embrapa Informação Tecnológica, Mayara Rosa Carneiro, a obra tem uma proposta diferente da maioria das publicações técnico-científicas editadas na Unidade. “Não poderíamos ser tão rígidos no padrão de editoração da Embrapa, porque se trata de uma obra especial, que conta a história da agricultura contextualizada com a história da pesquisa na Embrapa”, explica.

 

A decisão de fazer coincidir o lançamento com o Fórum Plataforma África-Brasil também não foi casual. A coordenação do simpósio do filho do pintor Cândido Portinari, da exposição do artista e do coquetel de lançamento da obra ficou a cargo da Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Embrapa. “O livro contém várias reproduções de suas telas, que abordam a agricultura e retratam a presença do negro na história do Brasil”, conta Mayara.

 

Composto por 112 páginas, divididas em duas partes, o livro começa com um infográfico cronológico que se desenrola a partir do ano 10.000 a.C., quando foram registrados os primeiros indícios da presença humana no Planalto Central. A partir daí, tudo foi uma sequência de eventos, desde o descobrimento do Brasil, o início do ciclo do pau-brasil, o primeiro engenho de cana, a introdução de bovinos, os primeiros relatos da degradação ambiental, a mineração, a criação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o ciclo da borracha, a imigração japonesa, o ciclo da soja até a criação da Embrapa e do Proálcool, o uso dos marcadores moleculares em plantas, a liberação do comércio da soja transgênica e o embate entre agricultura e meio ambiente, envolvendo o Código Florestal.

 

Para transformar a obra em uma viagem prazerosa pela história, os autores pesquisadores Francisco Reifschneider e Gilmar Henz, Carlos Ragassi (analista da Embrapa Hortaliças), Uander dos Anjos e Rodrigo Ferraz (estagiários da Unidade), usaram como recursos – além de textos fluentes e coloquiais – muitas ilustrações, entre as quais a obra de Cândido Portinari, Café, fac-símiles de documentos históricos, mapas e fotos antigas, como a de um acampamento da Comissão Exploradora do Planalto Central, a Missão Crulls, de 1892/92, e ilustrações científicas, entre elas a de Zacharias Waneger, membro da comitiva de Maurício de Nasau.

 

Toque lúdico – Mas, além de todo o capricho da obra, não só editorial, quanto de conteúdo, os autores inovaram ao propor aos leitores uma brincadeira, um momento lúdico que resulta em uma surpresa que só os que aceitarem o jogo, vão saber qual é. O inusitado marcador de páginas, recortado no formato da cultivar de pimenta BRS Saracura, tem mais uma utilidade, além da tradicional. Nele, o leitor é orientado a procurar, nas 112 páginas do livro, pequenas ilustrações de pimenta. Feito isso, a resposta deve ser enviada por e-mail e só quem acertar a quantidade saberá o que vai acontecer.

 

Novos ângulos da história da agricultura no Brasil pode ser adquirido por R$ 48,00 na página eletrônica www.embrapa.br/liv, pelo telefone +55 (61) 3448 4236, pelo fax +55 (61) 3448 2494 e pelo e-mail vendas@sct.embrapa.br. O atendimento da Livraria Embrapa é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Embrapa Informação Tecnológica, localizada no Parque Estação Biológica – Av. W3 Norte (final) – Brasília/DF – CEP 70 770-901.

 

Kátia Marsicano

Embrapa Informação Tecnológica

katia@sct.embrapa.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025