Técnica deve aumentar produção cafeeira em 20%
Foi prorrogado até o dia 12 de julho o prazo das inscrições para o curso de cultivo e processamento de banana. Este é o segundo curso de capacitação e formação de multiplicadores em fruticultura, oferecido pela Embrapa Agroindústria Tropical e Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical. O curso ocorre em Cruz das Almas (BA), por meio da Rede Norte/Nordeste de Fruticultura (Renofrut).
As inscrições devem ser feitas exclusivamente no site da Renofrut
.
O treinamento será dividido em quatro módulos, com 40 horas cada, totalizando 160 horas, com aulas teóricas e práticas. O primeiro módulo, de 16 a 20 de agosto, vai tratar sobre “Manejo e práticas culturais da bananeira”. O segundo módulo vai abordar “Solos, nutrição, adubação, irrigação e fertirrigação”. Em seguida, será a vez do tema “Fitossanidade”. O último módulo será sobre “Processamento agroindustrial da banana”.Todos os módulos serão ministrados na Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, na Rua Embrapa s/nº, em Cruz das Almas (BA).
Segundo Marcelo Bezerra Lima, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, o curso está formatado para contemplar todas as fases da cadeia produtiva da banana. No módulo “Manejo e práticas culturais da bananeira”, as aulas abordam desde o melhoramento genético da bananeira até a colheita e pós-colheita. O segmento “Solos, nutrição, adubação, irrigação e fertirrigação” traz informações sobre preparo, manejo e conservação do solo e análise química, entre outras. Já o módulo “Fitossanidade” trata, por exemplo, de doenças, pragas e fungos que atacam a cultura e do manejo integrado.
Serão oferecidas 40 vagas, que serão preenchidas de acordo com os seguintes critérios: formação do candidato em áreas relacionadas às ciências agrárias (nível superior e, sob avaliação, ensino médio técnico); atuação em extensão tecnológica e assistência técnica; experiência na área. O resultado do processo seletivo será publicado no site da Renofrut, no dia 23 de julho.
O conteúdo dos módulos, bem como o valor do curso e a documentação necessária para a inscrição podem ser acessados no site da Renofrut.
Segundo a pesquisadora da Embrapa Agroindústria Tropical, Ingrid de Moraes, o programa do curso tem um módulo inteiro dedicado ao processamento agroindustrial da banana. “Como a fruta, em época de safra, tem excesso de oferta e preços pouco atrativos, é importante oferecer alternativas de agregação de valor ao produto”, explica. Neste módulo, os participantes terão a oportunidade de conhecer, desde a legislação sobre higiene na indústria de alimentos, as Boas Práticas de Fabricação, os cuidados pós-colheita visando a qualidade da matéria-prima para o processamento, as tecnologias de fabricação de produtos de banana e os principais processos de conservação.
A Rede Norte/Nordeste de Fruticultura – Renofrut – foi criada em 2009, com o objetivo de formar profissionais habilitados para atuarem na transferência de conhecimentos na área de fruticultura – produção e agroindústria - e melhorar o acesso às tecnologias geradas pela pesquisa agropecuária. A rede conta com a participação das Unidades da Embrapa das Regiões Norte e Nordeste, bem como de empresas de extensão rural e instituições de ensino.
Segundo a equipe de coordenação, a Renofrut não se limita à formação de uma rede virtual, mas à capacitação de técnicos e extensionistas – em nível de cursos de aperfeiçoamento - para dar suporte à área de transferência de tecnologia das unidades de pesquisa.
“Existe uma grande carência de profissionais nas áreas de extensão agrícola e agroindustrial. Por isso, a criação da Rede é uma oportunidade de contribuir para o aumento da competitividade e da sustentabilidade das cadeias produtivas de frutas tropicais, por meio de treinamento e qualificação de técnicos que poderão atuar como multiplicadores junto aos produtores e empreendedores agroindustriais”, diz o analista Adriano Mattos.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura