Presidente Dilma Roussef deve participar de formatura do PRONATEC do SENAR
Na próxima terça-feira (18), às 14h, em Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo, o Projeto RS Biodiversidade promove Dia de Campo sobre pastoreio rotativo em ovinocultura, no Sítio Neto Sperb, do produtor João Olinto Sperb, no interior do município. O RS Biodiversidade já realizou dias de campo em São Borja e Agudo, com os temas melhoramento e manejo de campo nativo e criação da terneira, respectivamente, entre outros assuntos.
O Projeto RS Biodiversidade, que será apresentado na abertura do evento, incentiva a produção sustentável no meio rural, fortalecendo a rede de ações conservacionistas no âmbito da região. Com o lema Conservar para Produzir, o projeto é uma das políticas do Governo do Estado que busca promover o desenvolvimento através da conservação, manejo e estímulo às potencialidades regionais da biodiversidade gaúcha.
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) em parceria com Fundação Zoobotânica (FZB), Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler (Fepam), Emater/RS-Ascar e Instituto de Conservação Ambiental The Nature Conservancy do Brasil (TNC do Brasil), é quem coordena o Projeto. O Dia de Campo contará com quatro estações de visitação: secagem e armazenagem de grãos em silos de alvenaria, manejo de rebanho ovino e melhoramento de campo nativo com pastoreio rotativo em ovinocultura.
A atividade conta ainda com o apoio da Prefeitura de Encruzilhada do Sul e do Sindicato Rural e Veterinária Vogg. Haverá ônibus gratuito à disposição dos participantes a partir das 13h, em frente ao escritório municipal da Emater/RS-Ascar, (Rua General Osório, 553).
O Dia de Campo em São Borja ocorreu nna última terça-feira (11), na propriedade de Hélio Alves da Silva, na localidade de Timbaúva, com quatro estações demonstrativas: apresentação do Projeto RS Biodiversidade, melhoramento de campo nativo, artesanato em couro e lã como alternativa de geração de renda para o pecuarista familiar e implantação do sistema de pastoreio rotativo e manejo de cerca elétrica.
Nesta sexta-feira (14), os produtores de Agudo, na Quarta Colônia de Imigração Italiana, participaram de Dia de Campo na propriedade de Célio e Dila Steuernagel, na localidade de Novo São Paulo, com enfoque no pastoreio rotativo e conforto animal, criação da terneira e gerenciamento da propriedade. O evento teve ainda o apoio da prefeitura, secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, Sicredi e TechVet Jr (da UFSM).
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura