Reunião de trigo apresenta novas cultivares e ennfoca classificação do grão
O Projeto Hortaliças: alimento seguro e saudável, financiado pela Arysta LifeScience tem o objetivo de promover treinamentos que orientem os agricultores e trabalhadores sobre as boas práticas agrícolas e comerciais. Nesta edição, os produtores do Vale do Ribeira (SP), abrangendo as cidades de Registro, Juquiá e Miracatu recebem as orientações.
O treinamento, que atende a Norma Regulamentadora (NR 31) contribui com o desenvolvimento sustentável, a qualidade dos alimentos, a segurança e a saúde do trabalhador rural, além de incentivar a destinação correta das embalagens e a proteção ao meio ambiente. “A norma é de Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, envolvendo rotulagem e sinalização de segurança, medidas higiênicas durante e após o trabalho, tecnologia de aplicação e uso de equipamentos de proteção individual, certificando assim as atividades e despertando a consciência para as vantagens das boas práticas agrícolas tanto para a saúde humana e proteção do meio ambiente, quanto para o consumo dos produtos”, explica o coordenador do Projeto, Ronaldo Pavarini.
Os treinamentos são divididos em duas etapas (teórica e prática), onde os produtores recebem orientações sobre a correta utilização dos defensivos agrícolas, da cultura de hortaliça e aspectos críticos da pulverização. No final do programa os agricultores recebem certificado, que os qualificam a estarem aptos a aplicarem os defensivos. “Os produtores devem participar de todas as atividades e etapas do Projeto, acumulando frequência de no mínimo 20 horas”, comenta Thaís Santiago, supervisora do Projeto.
A meta é orientar 160 produtores na região do Vale do Ribeira. A equipe esteve presente nas cidades de Miracatu, Juquiá e Registro. O encerramento desta 4º edição acontece no dia 2 de setembro. O Projeto é promovido pela Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF), Câmara Setorial de Hortaliças do Estado de São Paulo e Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Registro e patrocinado pelas empresas Arysta LifeScience, BASF, Dow AgroSciences e Syngenta.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura