Nova cultivar de trigo garante boa produtividade
O presidente da Jatropha Alliance, da Alemanha, Thilo Zelt, que estuda práticas de sustentabilidade no setor de biocombustíveis para compor a plataforma de fornecedores de bioquerosene para o setor de aviação daquele país, conhece trabalho desenvolvido pela Nòvabra nas regiões norte e noroeste do Espírito Santo.
Em visita ao Estado, Thilo Zelt, acompanhado por técnicos e pelo diretor da Nòvabra Energia, Pedro Burnier, visitou lavouras dos municípios de São Domingo do Norte, São Gabriel da Palha e Nova Venécia que participam do Programa de Fomento para conhecer e acompanhar de perto o trabalho que é desenvolvido nestes locais.
O presidente da Jatropha Alliance ficou otimista com o projeto realizado nas lavouras de agricultura familiar e afirmou que o modelo capixaba deverá se encaixar com facilidade dentro dos modelos de exigência europeus com relação à sustentabilidade e balanço de carbono.
Além da visita, do alemão Thilo Zelt, outro estrangeiro também esteve nas lavouras das regiões norte e noroeste capixaba: o diretor da Quinvita N.V. Vincent Volckaert, empresa com sede na Bélgica e que estuda Jatropha (pinhão) por mais de seis anos.
A Quinvita N.V. está presente com centros de pesquisa e desenvolvimento em vários países da África e Ásia e possui mais de dez variedades de Pinhão registradas, sendo que cinco delas são consideradas “elite”. Segundo Pedro Burnier, Vincent demonstrou interesse em testá-las no noroeste do Estado e, além disso, Vincent confirmou que o noroeste capixaba é uma região que apresenta clima (temperatura e índice pluviométrico) bastante favorável ao cultivo do Pinhão. “Os testes a serem realizados no Espírito Santo, além de consolidarem ainda mais o Polo do Pinhão-manso em Colatina, serão uma forma de aumentar a produtividade da cultura do Pinhão no Brasil” destaca o diretor da Nòvabra Pedro Burnier.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura