Mudanças na direção do Grupo Agroceres
O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) por meio do Projeto Sanitaristas Mirins vai atuar em parceria com o Projeto de Revitalização da Bacia do Rio das Velhas - Meta 2010, do Governo de Minas, a partir do próximo ano.
O objetivo do trabalho, que vai acontecer na região da Bacia do Rio das Velhas, é somar esforços e aproveitar a metodologia do Sanitaristas Mirins para sensibilizar estudantes e professores no que se refere à preservação do Rio das Velhas.
O município de Jequitibá, atendido pelo Escritório Seccional de Sete Lagoas, pertencente à Coordenadoria Regional do IMA de Belo Horizonte, vai receber nesta quarta-feira (04/11), técnicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) para uma palestra direcionada a professores de quatro escolas. O encontro será uma preparação para o trabalho do próximo ano.
Presente em 49 municípios, o Projeto Sanitaristas Mirins contou com a participação de 12 mil pessoas entre professores e alunos em 2009. Os municípios que terão a inclusão da Meta 2010 no Projeto do IMA são Jequitibá, Fortuna e Ouro Preto e a expectativa é atingir cerca de 575 alunos e professores. Além do conteúdo programático que o Sanitaristas Mirins trabalha, serão incluídas questões referentes à preservação do rio, importância do tratamento do esgoto, dentre outros.
O IMA já participa da Meta 2010 através de ações relacionadas à sustentabilidade, educação ambiental, incentivo à certificação de produtos orgânicos e uso correto de agroquímicos, principalmente na destinação correta de embalagens vazias.
Para a responsável pelo Sanitaristas Mirins, Maria Elizabeth Rios, a parceria entre o IMA e a Semad expressa exatamente o que disse Guimarães Rosa: "Os rios não querem chegar, eles só querem se tornar mais largos e mais profundos." “Entendo que o trabalho conjunto otimiza os recursos e fortalece as instituições, sem perder o foco do objetivo do Projeto Meta 2010. Essa articulação com outras instituições é fundamental para o envolvimento da sociedade, com mobilização de vários setores (agrícola, minerário e industrial)”, conclui.
Myriam Mousinho, coordenadora executiva do Projeto Meta 2010 explica que nas reuniões com os professores será abordada a importância das ações individuais para a conservação do Rio das Velhas, relatando as ações da Meta e sensibilizando com a educação ambiental. “Os professores serão capacitados e incentivados a se tornarem grandes mobilizadores em prol da recuperação do Rio das Velhas”, afirma.
Ainda segundo a gerente “os alunos que hoje participam do Projeto Sanitaristas Mirins serão cidadãos conscientes no futuro e isso é fundamental para a preservação ambiental, ampliando e viabilizando a Revitalização do Rio das Velhas”.
O Projeto Sanitaristas Mirins da Coordenadoria de Educação Sanitária do IMA tem como objetivo fornecer a alunos e professores, principalmente da área rural, informações referentes à defesa sanitária e proporcionar novos conhecimentos referentes à saúde animal, vegetal, ambiental e segurança alimentar.
A formação dos Sanitaristas Mirins é baseada na capacitação de professores do ensino fundamental e atinge alunos com idade entre 10 e 11 anos, ou de acordo com a avaliação da diretoria da escola. O treinamento dos professores, além das aulas teóricas, inclui a parte prática com visitas a fazendas, laticínios, comércio e distribuição de material didático, além de acompanhar e monitorar as atividades.
Para a execução desse Projeto, o IMA editou o livro "A Educação Sanitária no dia-a-dia dos Alunos – Descobrindo a Agropecuária na Escola", com a publicação de 37 mil exemplares, que mostra às crianças a importância da atividade rural, conscientizando-as sobre a importância de adotar corretamente as medidas sanitárias preconizadas nos programas de Governo, bem como despertá-las para o consumo com qualidade. Além disso, o Sanitaristas Mirins possui uma mascote chamada Paulinha, que busca conquistar ainda mais as crianças reforçando os valores.
A atividade nas escolas implica também em promover o desenvolvimento e a participação efetiva do aluno, provocando discussões e pensamento ativo e crítico que poderão desencadear iniciativas valiosas junto aos seus familiares.
O Projeto Revitalização da Bacia do Rio das Velhas - Meta 2010 passou a ser um dos Projetos Estruturadores do Governo de Minas Gerais em 2007. Com a adesão do Governo do Estado, o Projeto passou a unir esforços e recursos públicos e privados para comprovar a todos os agentes envolvidos sua viabilidade técnica, relevância social e racionalidade estratégica, além de convocar a sociedade para um objetivo com prazos e metas definidos.
O principal objetivo da Meta 2010 é elevar a qualidade das águas, passando a enquadrá-las na “Classe II”, a mesma adotada para as águas destinadas ao abastecimento doméstico após tratamento convencional, às atividades de lazer (natação, esqui aquático e mergulho), irrigação de hortaliças e plantas frutíferas e para a criação de peixes (aquicultura).
Outras informações:
Fonte e informações adicionais: Assessoria de Comunicação Social do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) - (31) 3235-3504 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura