Dia de Campo promove difusão de tecnologias em Alegrete/RS
O projeto “Comunidades Amazônicas” foi lançado na quinta-feira (17), no auditório da Embrapa Rondônia, pelo presidente do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (Coep), André Spitz, e a chefe do Departamento de Transferência de Tecnologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Vânia Beatriz Rodrigues Castiglioni. Representantes de 15 instituições que integram o Coep Rondônia participaram da reunião.
Na ocasião, André Spitz falou sobre a trajetória e os resultados alcançados pelo Comitê, desde a fundação da entidade, em 1993, e apresentou o programa desenvolvido há mais de dez anos pelo Coep e pela Embrapa no semiárido nordestino, que hoje atende 47 comunidades. “Essa é uma experiência absolutamente inovadora que desenvolvemos. Ela conta com uma repercussão muito grande, o que nos incentivou a realizá-la também na região Norte”, disse o presidente do Coep.
Segundo ele, serão selecionadas três comunidades de baixa renda em Rondônia - e outras três no Acre - para o desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis. O objetivo é apoiar a organização das comunidades, com orientações técnicas e fomento, para que seja feito um uso sustentável dos recursos naturais para geração de renda e melhoria da qualidade de vida. “Eu acredito que o Coep Rondônia está preparado para enfrentar esse desafio, construir essa proposta e alcançar os resultados positivos, assim como ocorreu no semiárido”, destacou André.
“Essa proposta do Coep de desenvolver as comunidades e levar cidadania até elas é muito interessante. A união das instituições é fundamental para ajudar as comunidades naquilo que elas realmente precisam”, afirmou Vânia Castiglioni.
Prêmio Betinho
No encontro, também foi entregue o Prêmio Betinho - Atitude Cidadã, edição 2010, para a irmã Carmen Baseggio, que atua há 13 anos na Escola Marcelo Cândia, no bairro Marcos Freire. Na instituição, ela desenvolve ações sociais que são incluídas no projeto pedagógico da escola. Com o projeto “Ajude” foram arrecadados donativos para a construção de uma escola na África e doados alimentos para a comunidade de Papagaio, no Baixo Madeira.
“Nosso maior prêmio é ver as pessoas em condições dignas de vida e ver que o aluno e a família dele estão vivendo bem”, declarou Carmen. O Prêmio Betinho foi lançado pelo COEP, em 2008, para valorizar as pessoas que praticam no dia-a-dia a luta contra a fome e a promoção da cidadania.
Kadijah Suleiman
Embrapa Rondônia
(69) 3901-2536
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura