Projeto de revitalização do Cerrado da Emater-MG é selecionado pelo MMA para integrar livro

17.12.2012 | 21:59 (UTC -3)
Sebastião Avelar

O Projeto Ecossocial do Cerrado da Emater-MG é uma das experiências selecionadas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) para fazer parte do livro Boas Práticas de Educação Ambiental na Agricultura Familiar. Ao todo, foram escolhidos os 25 melhores trabalhos de sustentabilidade no país. A ideia é que as experiências sirvam para refletir as diretrizes da educação ambiental junto à agricultura familiar, em diálogo com o Programa de Regularização Ambiental, a Política Nacional de Agroecologia e a Política Nacional de Juventude Rural.

A obra foi apresentada no final de novembro durante o Seminário Nacional de Boas Práticas em Educação Ambiental e Agricultura Familiar, em Brasília. Os projetos foram selecionados a partir de um edital lançado pelo MMA no início do ano e que recebeu 50 inscrições.

“A proposta é que a publicação seja utilizada para fins educacionais por meio de centros de pesquisa, ensino e extensão do país para que cada vez mais os agricultores possam produzir alimentos saudáveis”, diz o gerente da unidade VERdeMinas da Emater-MG em Poços de Caldas, José Paz Câmara .

O projeto de Revitalização Ecossocial do Cerrado foi desenvolvido por meio de parceria entre os governos estadual e federal. As atividades foram encerradas em dezembro de 2011. A iniciativa teve como objetivo conciliar desenvolvimento e conservação do meio ambiente nas pequenas propriedades rurais de Minas Gerais. Uma das principais ações do projeto foi estimular a implantação de florestas plantadas para a comercialização e utilização da madeira nas propriedades rurais. A atividade, além de ser uma opção de renda para os agricultores, também evita a degradação da mata nativa. Vinte e quatro municípios das regiões Norte, Noroeste, Central, Triângulo e Sul participaram do projeto.

Os técnicos da Emater-MG fizeram o acompanhamento dos produtores, procurando aumentar o conhecimento deles sobre o manejo racional dos recursos ambientais disponíveis, a proteção do patrimônio natural e cultural do Cerrado. Inicialmente, foram analisadas a situação socioambiental das propriedades e, a partir dos dados obtidos, foram elaborados planos de adequação ambiental e de venda da produção para os agricultores interessados em aderir ao projeto.

“As atividades incluíram o acesso ao crédito rural para atividades florestais, distribuição de mudas arbóreas, adequação ambiental de propriedades rurais, expansão das áreas manejadas e reflorestadas, e o fortalecimento das parcerias com os sindicatos, conselhos municipais e prefeituras conveniadas com a Emater-MG”, explica Câmara.

Segundo o gerente, a intenção do projeto foi minimizar as causas do desmatamento no Cerrado, da degradação de solo e recursos hídricos, dentre outras ameaças ao bioma. "Temos que oferecer condições para o agricultor produzir de forma sustentável", ressalta.

O projeto teve como resultados o cadastramento de 390 agricultores, elaboração de 241 planos de adequação ambiental e mais 235 planos de comercialização de produtos madeireiros e não madeireiros. José Câmara também destaca as ações de educação ambiental desenvolvidas em escolas rurais e urbanas, com o envolvimento dos alunos em estudos sobre as essências nativas do Cerrado, seleção e coleta de sementes para produção de mudas.

O Projeto Manejo Integrado da Sub-bacia Hidrográfica do Rio das Pedras desenvolvido pela Emater-MG no município de Glaucilândia, Norte de Minas, também foi selecionado pelo MMA e incluído no livro Boas Práticas de Educação Ambiental na Agricultura Familiar. O projeto é desenvolvido em parceria com diversas instituições e está inserido no Programa de Revitalização de Sub-bacias do Rio São Francisco, uma vez que o rio das Pedras deságua no Rio Verde Grande, afluente do Velho Chico que passa no município.

Mais informações no site

.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025