Projeto Cultivida reúne mais de 300 pessoas em Pará de Minas

29.11.2012 | 21:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

Nos dias 24 e 25 de novembro, a cidade de Pará de Minas (MG) recebeu o projeto Cultivida, iniciativa da IHARA que visa proporcionar melhorias à saúde dos trabalhadores rurais.

No sábado, dia 24, profissionais da saúde, enfermeiros, equipe de socorristas da cidade de Pitangui, entre outros, participaram do treinamento ministrado pelo toxicologista da Unicamp, Dr. Ângelo Trapé, cujo foco foi a orientação no monitoramento, diagnóstico e encaminhamento no caso do manuseio incorreto dos agroquímicos pelo trabalhador rural. "Se conseguirmos implantar um trabalho contínuo de avaliação da saúde do trabalhador rural por parte das instituições de saúde do município, será possível acabarmos com as intoxicações ocupacionais", afirma Trapé.

Alunos de enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rey, Campus Dona Lindu - em Divinópolis, em conjunto com a Dra. Siomara Jacobucci, da empresa Ambiental Saúde e parceira no Cultivida, realizaram a coleta de sangue de trabalhadores rurais para exame de colinesterases, com o objetivo de monitorar o estado de saúde dos mesmos.

Já no domingo, dia 25, o "Cultivando a Saúde" um dia dedicado à educação e saúde do trabalhador rural e seus familiares, o Dr. André Jaenicke, médico integrante do Programa de Saúde da Família (PSF), deu orientações de saúde e aplicação de boas práticas agrícolas. A palestra de Hélio Vilela, da Protect, abordou assuntos como o uso correto de agroquímicos, utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), cuidados na manutenção dos pulverizadores e o destino das embalagens dos agroquímicos.

No encerramento, a Trupé de Teatro apresentou a peça "O Esperto Imaginário", inspirada na obra de Molière "O Doente Imaginário", adaptada por Carlos Doles, com foco em Boas Práticas Agrícolas.

Nos dois dias do evento, públicos vindos da cidade de Pará de Minas, e cidades vizinhas como Conceição do Pará, Pitangui, São José de Varginha, Itaúna e Divinópolis prestigiaram o projeto. Entre os presentes, o Presidente do Conselho de Saúde de Pará de Minas, Flávio Medina Neto, o Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Eugênio Diniz, a Presidente do Conselho de Saúde de Conceição do Pará, Cristina Maria Benícia, a coordenadora de atenção primária da Saúde de Pitangui, Marley Lilian Campos, o Prefeito eleito de Pará de Minas, Antonio Júlio de Faria, alunos do Colégio São Francisco, do ITAC - Instituto Técnico de Agropecuária, EPAMIG - Empresa de Pesquisa Agropecuária de Pitangui, equipe de funcionários do Grupo Agro, entre outros presentes.

Os eventos contaram com o apoio das autoridades locais e com a participação do Grupo Agro, revenda e parceira da IHARA, que auxiliou na realização do projeto

na cidade de Pará de Minas. "Foi uma honra para nós e toda a região recebermos o Cultivida em nossa cidade. Temos agora o compromisso de darmos sequência na divulgação e coleta de dados. Agradeço à Ihara por mais uma iniciativa em prol da agricultura e qualidade de vida do agricultor brasileiro" relata Mario Augusto Silveira Pinhão (Guto), do Grupo Agro.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025