Excesso de chuvas prejudica lavouras de grãos de inverno no RS
Há 50 anos atuando na agricultura, a Ihara, tradicional fabricante de defensivos agrícolas, busca colaborar também na conscientização dos trabalhadores rurais. Assim, há quatro anos desenvolve o projeto Cultivida, que tem como objetivo proporcionar, por meio da prevenção, melhorias à saúde dos agricultores e informá-los para que façam uso adequado dos agroquímicos durante sua aplicação no campo. Nesta semana, a ação chega a Castro/PR, onde acontece nos dias 17 e 18 de julho, envolvendo uma série de atividades. A cidade é a segunda a receber o evento neste ano.
O Cultivida tem ações previstas para os dois dias no município. Na sexta-feira (17), a partir das 13h, o foco são as equipes de saúde, que terão palestras e orientações sobre prevenção. O encontro, que acontece no Memorial da Imigração Holandesa, tem o intuito de capacitar esses profissionais para que realizem o monitoramento da saúde, diagnosticando uma possível intoxicação por defensivos e quais medidas devem ser tomadas nesses casos.
Já no sábado (18), os agricultores e suas famílias serão recebidos com um café da manhã, a partir das 8h30, também no Memorial. Logo após, terão palestras sobre como utilizar corretamente os agroquímicos, a importância do uso dos equipamentos de proteção, além de atividades recreativas. O Cultivida tem o apoio da Prefeitura de Castro, da Cooperativa Castrolanda e de parceiros locais da IHARA, que estão auxiliando na realização do encontro na cidade.
Neste ano, este é o segundo município a receber o projeto que já passou por Tabatinga (DF) e deve seguir por outras três cidades até dezembro. Nos últimos três anos, o projeto visitou Santa Cruz do Sul/RS, Ipuiuna/MG, Paty de Alferes/RJ, Sorriso e Lucas do Rio Verde/MT, Caxias do Sul/RS, Petrolina/PE, Santarém/PA, Jaguaré/ES, Guaraciaba do Norte/CE, Mossoró e Baraúna/RN, Bezerros/PE, Irecê e Jacobina/BA, São Miguel Arcanjo/SP, Pará de Minas/MG e Ermo/SC. Até o momento, mais de 6000 pessoas já foram beneficiadas.
Serviço:
Data: 18 de julho
Horário: 8h30
Local: Memorial da Imigração Holandesa
Endereço: Rua Olimpia, s/n | Colonia Castrolanda, Castro, Paraná.
Sobre o Cultivida
Lançado em março de 2012, o projeto tem duração inicial de cinco anos e prevê a realização de eventos nas principais regiões agrícolas do país. O Cultivida dá orientações à população rural sobre os perigos e riscos à saúde do trabalhador, atuando em etapas de prevenção de intoxicações.
Por meio de parceria com pesquisadores e médicos especializados, equipes de saúde pública de municípios de vários Estados do Brasil também recebem treinamento com a intenção de auxiliar esses profissionais para a elaboração de um diagnóstico correto e de um tratamento preciso nos casos de intoxicação por agroquímicos.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura