Projeto Centro Sul de feijão e milho completa 20 anos

01.12.2009 | 21:59 (UTC -3)

A Emater e a Syngenta promovem nesta quinta-feira (03/12), em Curitiba/PR, um jantar para marcar os avanços e renovar os objetivos do Projeto Centro Sul de Feijão e Milho, que completa 20 anos.

Na ocasião, parceiros como IAPAR, Embrapa,Secretaria da Agricultura, Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha, entre outros convidados especiais, serão homenageados.

Criado pelo Instituto EMATER, o projeto capacita pequenos produtores de feijão e milho do estado do Paraná no uso de tecnologias e de boas práticas agrícolas que trazem o aumento da produtividade e da rentabilidade. Para isso, a cada ano, são instaladas áreas demonstrativas nas quais mais agricultores – cerca de 1200 produtores de feijão e 1100 de milho – podem conhecer diferentes técnicas, como o plantio direto, manejo das culturas de milho e feijão, uso correto e seguro de defensivos e preservação do meio ambiente.

A Syngenta é parceira deste projeto desde 1999. Oferecendo assessoria sobre manejo correto das tecnologias mais modernas em sementes e produtos de proteção de cultivos, a empresa informa que viabiliza ao produtor o acesso à inovação, possibilitando que se produzam mais alimentos com menos recursos naturais.

"Só conseguiremos produzir mais com menos se os produtores tiverem acesso às tecnologias e souberem como aplicá-las da melhor forma, fazendo melhor uso da água e do solo e conservando a biodiversidade", afirma Antonio Marques Sousa Neto, engenheiro agrônomo da Syngenta. "O Projeto Centro Sul de Feijão e Milho também tem um importante componente social, já que possibilita o aumento da renda dos agricultores por meio da redução de perdas e do aumento da produtividade", completa.

Nesses 20 anos, o Projeto Centro Sul de Feijão e Milho já capacitou cerca de 150 mil pequenos produtores em 67 municípios com o apoio de 40 técnicos agrícolas que promovem treinamentos, instalam campos demonstrativos e fazem visitas técnicas às propriedades para diagnósticos rápidos e participativos. Os resultados são expressivos: um levantamento realizado pela Emater mostrou que a produtividade média nas áreas demonstrativas de feijão foi 2.9 vezes superior à média nacional. Nas lavouras de milho, a produtividade nas áreas demonstrativas foi 2.3 vezes superior à média nacional.

Com assessoria técnica do Instituto Emater, da Syngenta e dos demais parceiros, os produtores conseguiram, na última safra, aumentar o índice de manejo correto dos defensivos agrícolas de 25% para 68,9%, o que significou maior proteção ao meio ambiente e mais segurança ao produtor e ao consumidor. Observou-se também que o índice de adoção do plantio direto saltou de 25% para 55,2%. Além do aumento de produtividade, foi observado também aumento no poder aquisitivo dos produtores, que conquistaram melhores condições de moradia e de estudo para suas famílias.

Serviço:

Quando: 3 de dezembro às 19 horas

Local: Hotel Full Jazz – Rua Silveira Peixoto, 1297 – Batel – Curitiba (PR)

Para mais informações visite

e

.

Fonte: CDN Comunicação Corporativa - (11) 3643-2770

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025