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Criado em 1998, o Brazilian Fruit é um programa desenvolvido pelo Ibraf – Instituto Brasileiro de Frutas em parceria com a Apex-Brasil – Agencia Brasileira de Exportação e Investimentos, para promover e divulgar no exterior a qualidade, diversidade e sustentabilidade da produção brasileira de frutas e posicionar o Brasil como grande supridor mundial de frutas frescas e processadas.
Em 2012 o projeto atingiu as cinco regiões do Brasil por meio de seminários e workshops que apresentaram as ações do Brazilian Fruit às empresas e associações locais. Além disso, levou compradores e jornalistas internacionais para realizar visitas nas regiões produtoras e rodadas de negócios com as empresas exportadoras no Brasil. Foram realizadas cerca de 240 reuniões que geraram mais de R$ 15 milhões de negócios concretizados e perspectiva de R$ 18 milhões em negócios futuros.
As ações no exterior também geraram bons frutos. Durante o ano de 2012, o projeto Brazilian Fruit participou de diversas feiras internacionais importantes para a promoção das frutas e seus derivados como: Fruit Attraction (Espanha), Fruit Logística (Alemanha) e Gulfood (Emirados Árabes). A participação nestes eventos possibilitou aos empresários realizar mais de 3.000 contatos que geraram um volume de negócios em torno de US$ 13,6 milhões com prospecção de US$ 23,5 milhões em futuras parcerias.
As frutas brasileiras também foram promovidas por meio de degustação em supermercados e eventos com a participação do consumidor final e formadores de opinião. Dentre as ações destacam-se: o Brazilian Fruit Festival realizado na importante rede de supermercados da Alemanha, a Rewe; o Festival de Criatividade de Cannes, na França, onde mais 2.000 pessoas circularam no Lounge da Film Brazil e degustaram frutas e derivados, gerando publicações em veículos de comunicação que renderam mais de US$ 300 mil em mídia espontânea; e as ações específicas dos setores Papaya, Melão, Limão e o de Sucos e Polpas que apresentaram seus produtos ao público consumidor.
Diversos veículos de comunicação, nacionais e internacionais, entre blogs, sites, rádios, jornais, revistas e canais de televisão noticiaram as ações do projeto Brazilian Fruit. Para monitorar o retorno obtido com esta ação, as matérias publicadas foram compiladas e analisadas e o projeto recebeu mais de 800 seguidores no Twitter e mais 80 no Facebook tornando o setor de frutas e derivados mais presente na vida das pessoas.
O projeto dispõe também de dois sites específicos onde é possível encontrar informações de variedades de frutas e seus respectivos valores nutricionais. Além disso, a Central de Serviços do Ibraf auxilia o internauta com artigos de imprensa sobre frutas, legislações, dados de agronegócios, estatísticas, entre outros.
Até novembro, as exportações de frutas frescas foram de 611 mil toneladas, um leve crescimento de 2% comparado ao mesmo período do ano anterior. As principais frutas exportadas foram: melão, manga, banana, maçã e uva. No segmento de frutas processadas o setor gerou um US$ 2,5 bilhões, que representa uma redução de 2% equivalente ao anterior, causada principalmente pela retração do suco de laranja.
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