Inmet: previsão do tempo entre os dias 23 a 30 de março
Volumes de chuva mais elevados atingem Norte, Centro-Oeste e Matopiba; Sul terá frente fria
Levantamento divulgado nesta terça-feira (24) pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, mostra que o Programa Produtor de Água já destinou mais de R$ 24,2 milhões em pagamentos por serviços ambientais (PSA) desde sua criação, em 2001. Ao todo, a iniciativa alcançou 1.283 produtores rurais em 76 projetos distribuídos pelo país.
Além dos repasses diretos, o programa contabiliza R$ 144,4 milhões investidos em ações de conservação de água e solo, com participação da ANA e de mais de 500 instituições parceiras.
Os resultados incluem a conservação de mais de 22 mil hectares de vegetação nativa e a recuperação de outros 4,18 mil hectares em bacias hidrográficas estratégicas. As ações também contemplam intervenções práticas no campo, como a construção de mais de 8,1 mil barraginhas e caixas secas, estruturas que auxiliam na infiltração da água no solo e na redução do assoreamento.
Outro destaque é a adequação de 710 quilômetros de estradas rurais, contribuindo para diminuir a erosão e o carreamento de sedimentos, além da instalação de 1.027 fossas biodigestoras, voltadas à redução da poluição hídrica.
Com atuação em 152 municípios de 15 estados e no Distrito Federal, o programa conta atualmente com 36 projetos em execução, sendo a maior parte com mecanismos de PSA, que remuneram produtores pela adoção de práticas conservacionistas.
De acordo com a ANA, a iniciativa tem papel estratégico na ampliação da segurança hídrica, ao incentivar a recuperação e preservação de áreas em microbacias hidrográficas que abastecem tanto populações rurais quanto grandes centros urbanos.
Reconhecido nacional e internacionalmente, o Programa Produtor de Água já recebeu premiações como o Prêmio Internacional de Dubai para Melhores Práticas, concedido pelo ONU-Habitat. Mais recentemente, em 2024, um dos projetos vinculados à iniciativa foi destaque no Desafio ODS, reforçando a integração entre produção rural e conservação dos recursos hídricos.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura