EBDA incentiva agroecologia na região de Senhor do Bonfim
Além de uma série de riscos que possam afetar as lavouras de arroz, o maior deles são os problemas climáticos como o granizo, enchente e seca grande. Pensando nisso, a Associação dos Arrozeiros de Alegrete/RS oferece mais um serviço aos orizicultores, o de auxílio mútuo por perdas nas lavouras de arroz, ocasionadas pelo granizo, denominado Programa PagaPedra.
O programa que está entrando em seu quinto ano, na safra 2012/2013, é destinado a todos os arrozeiros de Alegrete e adjacências e já está com as inscrições abertas seguindo até o dia 10 de dezembro. O Pagapedra prevê o pagamento de uma taxa de adesão para as despesas administrativas e a caução em produto para formação do fundo.
A adesão nos quatro últimos anos demonstra a boa aceitação do programa entre os produtores, inclusive de outros municípios, pois possui excelente relação custo/ benefício e a taxa de adesão ao programa gira em torno de 0,2% do custo da produção por hectare. Na safra 2008-2009 foram cobertos pelo Pagapedra, 23.328 ha, pertencentes a 69 produtores com lavouras em Alegrete, Quarai, Uruguaiana e Manoel Viana. Na safra 2009-2010, o Programa abrangeu 22.233,91 hectares na adesão de 80 produtores com lavouras em Alegrete, Uruguaiana, Itaqui, Quarai, Manoel Viana e Livramento. Na safra 2010-2011, 82 produtores aderiram ao programa, totalizando uma área de 28.089 hectares inscritos. Na última safra, 81 produtores aderiram ao programa, totalizando uma área de 26.130 ha. “O Pagapedra diminui os riscos do arrozeiro imposto pelo clima, caso específico do granizo. É muito investimento a céu aberto”, ressalta o presidente da Associação dos Arrozeiros de Alegrete, Henrique Osório Dornelles.
O gestor do programa é o Engenheiro Agrônomo e produtor, Juliano da Silveira Souto e como secretário, o produtor e Téc.Agrícola Tassiano Pozzer. “Este é um projeto feito por produtor e conduzido por produtor, portanto busca resolver um grande problema da lavoura arrozeira de forma simples e eficaz.”, avalia Juliano Souto.
Mais informações na sede da Associação dos Arrozeiros de Alegrete, sito à rua Bento Gonçalves,274, Cidade Alta ou pelo telefone (55) 3421-4303.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura