Programa Microbacias promove treinamento de produtores

25.06.2010 | 20:59 (UTC -3)

Tecnologia de Aplicação de Agrotóxico é tema de encontro que vai prevenir contra prejuízos ao bolso do produtor e ao meio ambiente.

Em uma ação inédita que integrará as atividades do Programa Microbacias, o SindiTabaco - Sindicato da Indústria do Tabaco e suas empresas associadas, Afubra e Emater/Ascar, promovem nesta terça-feira, 29 de junho, treinamento para um grupo de produtores da região do Vale do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul. O treinamento em Tecnologia de Aplicação de Agrotóxicos inicia às 9 horas, na sede do Esporte Clube União, em Quarta Linha Nova Alta.

Ministrado pelo engenheiro agrônomo da Emater Santa Cruz do Sul, Assilo Martins Corrêa Junior, o treinamento abordará questões como a correta regulagem de pulverizadores costais e mecanizados de tração animal, os diferentes tipos de agrotóxicos, a influência do clima na aplicação, os equipamentos de segurança, o descarte correto de embalagens e legislações vigentes quanto ao uso e estocagem de agrotóxicos.

O coordenador do programa em Santa Cruz do Sul, Márcio Cargnin, revela que o encontro será voltado para a realidade do produtor na região do Vale do Rio Pardo. Nos próximos meses, principalmente no mês de julho, ocorre o uso de herbicida uma vez que o produtor estará dessecando as plantas de cobertura verde, para iniciar o transplante do tabaco em meados de agosto.

“Orientar quanto à quantidade correta de produto a ser aplicada por hectare, seguindo as diretrizes dos fabricantes e as orientações técnicas como referência segura, é um dos objetivos do encontro. A ideia é evitar o uso incorreto do produto, que poderá trazer prejuízos ao bolso do produtor, mas, principalmente, problemas ao meio-ambiente, como a contaminação de fontes de água, lençóis freáticos e de arroios que cortam as propriedades”, revela Cargnin.

O treinamento também abordará, de forma bastante intensa, a qualidade do equipamento utilizado pelo produtor para a aplicação dos agrotóxicos, bem como a manutenção e o uso correto, principalmente de bicos. “Percebemos que muitos produtores não têm o hábito de revisar o equipamento e utilizar o bico correto para cada situação. Cada tipo de bico funciona de uma forma diferente e muitos dos erros de aplicação acontecem porque o produtor não ajusta o tipo de bico ao tipo de produto a ser aplicado”, orienta Cargnin.

PROGRAMAÇÃO

9 horas - Apresentação do grupo e organização das atividades do dia

9h15min - Introdução ao assunto

9h30min - Agrotóxicos e suas particularidades (herbicidas, inseticidas e fungicidas)

10 horas - Influência do clima na aplicação (temperatura, umidade do ar, vento)

Intervalo

10h40min - Regulagem de equipamentos (pressão, velocidade, tipo de bico)

11h30min - Equipamentos de segurança, descarte de embalagens e legislação

Almoço

13h30min - Prática de manutenção de pulverizadores

14h30min - Prática regulagem de pulverizadores costais

15h30min - Prática regulagem de pulverizadores mecanizados

PLANTIO DIRETO – O uso de herbicida nas lavouras produtoras de tabaco da região se explica pela utilização do sistema de plantio direto. Este sistema, reconhecido por permitir uma alta conservação do solo, utiliza uma planta de cobertura, aveia ou centeio. “Neste período, as plantas de cobertura verde estão na lavoura, com cerca de 80 cm a um metro de altura. O produtor precisa usar o herbicida para dessecar a aveia/centeio e, em cima da palha seca, transplantar o tabaco”, explica Cargnin.

PROGRAMA MICROBACIAS - Realizado desde 2005, com o objetivo de avaliar o impacto das atividades agrícolas e de ocupação das terras sobre o solo e os recursos hídricos, o programa é realizado nas microbacias de Agudo, Arvorezinha, Cristal e Santa Cruz do Sul. O acompanhamento é realizado por pesquisadores do Departamento de Solos da Universidade Federal de Santa Maria, Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, além de parcerias internacionais com universidades da Inglaterra e dos Estados Unidos.

Informações adicionais:

Fonte: Andreoli MS&L - (11) 3169-9354

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025