Dia de Campo promove difusão de tecnologias em Alegrete/RS
O Programa de Adequação e Educação Ambiental Mata Viva está contribuindo para a sustentabilidade na agricultura no Brasil. Desenvolvido pela BASF, sob a gestão estratégica da Fundação Espaço ECO (FEE), os agentes do programa diagnosticaram mais de 5.000 hectares em 28 propriedades agrícolas durante 2010. A ação foi realizada em parceria com nove cooperativas agrícolas e clientes da unidade de Proteção de Cultivos da BASF de todo Brasil.
Desde 2008, o projeto já plantou cerca de 360 mil mudas, o que corresponde a uma área aproximada de 215 campos de futebol readequados ambientalmente. A perspectiva é de que, até abril deste ano, mais 300.000 mudas de espécies nativas sejam plantadas atingindo um total de 650.000 unidades, aumentando a área revitalizada em 180 campos de futebol.
“A BASF e a FEE atuam para auxiliar os produtores na adequação ambiental de acordo com a legislação. As cooperativas agrícolas se destacam no empenho em participar do Programa Mata Viva, no que se refere ao reflorestamento, e posicionar o Brasil como um país forte na agricultura e preocupado com o meio ambiente”, elogia o gerente de Stewardship da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF, Vinícius Ferreira Carvalho. As cooperativas dos Cafeicultores e Citricultores de São Paulo (Coopercitrus) e Regional de Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé), por exemplo, revitalizaram, apenas em 2010, áreas em suas respectivas regiões que somadas correspondem a 37 hectares plantados com 62.000 mudas.
Dentro do Programa, o Teatro Mata Viva levou conhecimento sobre sustentabilidade e atitudes responsáveis a 13.000 crianças, somente no ano de 2010. “As atividades são uma forma de despertar nas crianças a consciência ambiental, para que elas tenham uma postura ativa diante das questões ligadas ao tema. Elas são como pequenos agentes multiplicadores, e podem tomar, desde cedo, decisões mais responsáveis e promover a sustentabilidade”, enfatiza Carvalho.
As crianças que participam do Programa têm entre 9 e 10 anos e cursam o quinto ano (antiga 4ª. série) do ensino fundamental. A programação inclui peça de teatro e atividades lúdicas. O Programa também oferece palestras sobre temas relativos ao meio ambiente para os adultos. Ao todo, 80 entidades públicas e privadas, em comunidades ligadas ao agronegócio de seis importantes regiões agrícolas do Brasil, foram beneficiadas.
Outra iniciativa de educação ambiental do Mata Viva é o Atlas Ambiental, que foi lançado recentemente na rede pública de ensino de Campo Mourão, no Paraná, e contempla 5.000 alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental do município e região. Em 2011 esse projeto será expandido para mais dois municípios paranaenses. O material tem infográficos tridimensionais, mapas e imagens exclusivas de satélite e foi incluído oficialmente na grade curricular dos estudantes da rede pública de ensino do município. O projeto já está na segunda etapa na cidade de Bebedouro (SP), primeiro a contar com o Atlas Ambiental nas salas de aula. No interior paulista, mais de 6.000 alunos contaram com o apoio do material.
O Programa Mata Viva nasceu há 26 anos, quando a BASF iniciou a restauração de 128 hectares de Mata Atlântica em um trecho de quatro quilômetros da margem direita do Rio Paraíba do Sul, na fábrica da empresa em Guaratinguetá. A partir de 2005, com a criação da Fundação Espaço ECO, o Mata Viva foi ampliado e começou a beneficiar diretamente agricultores e comunidades agrícolas.
Érica Brito
XPress Comunicação
(11) 2898-7498
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura