Treinamento fortalece estratégia de controle da ferrugem asiática da soja
Para muitos jovens o futuro profissional começou quarta-feira (17/03). Desde o início do projeto Jovem Aprendiz, em 2006, muitos adolescentes ganharam a oportunidade para se qualificar profissionalmente.
Na 11ªedição da Expodireto Cotrijal aconteceu a formatura de mais uma das turmas do projeto. A professora Sueli Dossa conta da evolução de seus alunos durante o curso, também fala que alguns deles estão encaminhados no mercado de trabalho, alguns na própria Cotrijal,o que valoriza e dá oportunidade para que um dia eles venham gerir os seus negócios.
No curso é apresentada a rotina vivida dentro de uma empresa, como atendimento ao cliente, atender ao telefone de maneira adequada, incorporação ao cooperativismo ,o empreendedorismo, segurança no trabalho, comunicação verbal e escrita, toda a base para um bom profissional.“Os alunos são filhos de associados e colaboradores, após uma pré-inscrição é feita uma seleção, porque a procura é maior do que a oferta” comemora a professora.
Outra novidade do projeto este ano, é a sua nova sede que fica no parque da Expodireto Cotrijal, o Mundo Cooperativo Gaúcho, que foi inaugurado segunda-feira pela manhã e é uma escola pioneira de cooperativismo. Para o vice-presidente do sistema Ocergs Sescoop-RS, Irno Pretto, essa é uma oportunidade única na vida de um jovem, agrega conhecimento para a sua vida profissional e pessoal, muito se aprende dentro de uma cooperativa,quando isso tudo começou eram 76 projetos, hoje são mais de 800, todos de formação. Bianca Kolher Alberton, formanda, relata que a partir do curso ela conseguiu um emprego, amadureceu como pessoa e se identificou com o mundo do cooperativismo.
Expodireto: 99 mil visitantes até quarta-feira
As catracas do pórtico de entrada da Expodireto Cotrijal registrou, em três dias, mais de 99 mil visitantes.
A feira, que iniciou na segunda-feira, 15, desde as primeiras horas dava a impressão, o que foi certeza no final do dia, que iniciaria um processo de superação dos números, inclusive de frequência no parque, se comparados a 2009. O número de visitantes do primeiro dia (17.250); do segundo (39.880), somados aos da quarta-feira, 17 (42.340), totalizaram a entrada de 99.470 pessoas na quarta-feira. Comparados ao mesmo período de 2009, os números de 2010 mostram um avanço significativo.
São os números que dão uma ideia forte do poder de um evento. E a Expodireto Cotrijal tem estes indicadores. Por exemplo: no estacionamento, em três dias já foram computados 516 ônibus; 17.152 automóveis, e 7.542 consultas ao site da feira, que contém as principais informações referentes ao evento.
O presidente da Expodireto Cotrijal, Nei César Mânica, durante Café da Manhã da Imprensa, na Casa da Imprensa, nesta quarta-feira, 17, afirmou que as entidades e instituições financeiras, como os bancos, não liberaram números de financiamentos, o mesmo ocorrendo com os setores que comercializam na feira, de 328 expositores, como o setor de máquinas agrícolas, "o que deve ocorrer naquele dia de encerramento da feira". Nei César Mânica informou que a expectativa, em relação a números, é que a Expodireto Cotrijal supere todas as edições anteriores.
Fonte: Cotrijal -
/ Fone: (54) 3332 2500 - Ramal 2678
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura