Pecuária: Dia de Campo em Janaúba (MG) apresenta ações contra a seca
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/PB) iniciou, nos dias 13 e 14 de agosto, duas turmas do Programa Empreendedor Rural (PER), nos municípios de Solânea e Bananeiras, respectivamente.
Com duas turmas em andamento desde junho em Pombal e Sousa, o programa conta ainda com mais 03 turmas confirmadas, sendo duas em Catolé do Rocha e uma em Livramento, que iniciam suas aulas nos dias 20, 21 e 23 de agosto.
“Outras turmas estão em fase de seleção em todo o estado e as expectativas de público estão sendo superadas”, afirmou Véra Figueiredo. “A previsão é formar 12 turmas até o final de 2010 e atingir um público de mais de 350 pessoas”, completou.
O programa, realizado pelo SENAR/PB em parceria com o Sebrae/PB desde 2007, tem o objetivo de desenvolver as competências empreendedoras e administrativas no produtor rural e preparar líderes no campo.
“Nosso maior objetivo é despertar o produtor rural para todo o potencial existente não só em sua propriedade, mas também em seu interior.”, afirmou o superintendente do SENAR/PB, Almiro de Sá Ferreira. Ainda segundo o superintendente, o resultado do programa pode ser medido pelo grau de consciência dos produtores rurais, que hoje sabem que além de conhecer a terra, os animais e a natureza, é preciso conhecer o mercado, as novas tecnologias e realidades.
Para o presidente do Sistema FAEPA-SENAR, Mário Borba, o grande sucesso do PER está na mudança de comportamento que ele causa; na quebra de paradigmas. “O produtor rural é levado a enxergar sua propriedade como um negócio e consequentemente passa a tratá-la como tal, elaborando um planejamento, traçando metas, realizando um verdadeiro trabalho de gestão, se tornado assim um administrador rural”, afirma.
Assessoria de Comunicação Social
FAEPA-SENAR
(83) 3048 6078
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura