Rondônia conhece os benefícios e as variedades de INTACTA RR2 PRO na Tecnosoy 2013
O Programa Embrapa & Escola da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) atende a estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares. O objetivo é divulgar e popularizar conhecimentos sobre a pesquisa científica, especialmente aquela desenvolvida para a agricultura e meio ambiente, responsáveis pela produção e pela qualidade dos alimentos. Para 2013, a equipe envolvida preparou algumas novidades.
A polinização, serviço gratuito realizado pelas abelhas, é abordado nas palestras de forma lúdica e participativa. É uma etapa básica para a reprodução das plantas e para a produção de alimentos, sementes e fibras. As abelhas são, na maioria dos casos, os principais polinizadores dessas plantas. No Brasil, que abriga ¼ de todas as espécies de abelhas existentes no mundo (cerca de 5.000), os agricultores, de um modo geral, se beneficiam desse serviço oferecido pela natureza gratuitamente, garantindo a produção de frutos e sementes. Contudo, a quantidade e a diversidade de abelhas necessárias para um polinização eficiente pode não estar adequada à produção agrícola devido, principalmente, a destruição do ambiente natural (que diminui a oferta de alimento para esses insetos e de locais para a construção de seus ninhos) e a aplicação de agrotóxicos (que afetam seu comportamento de polinização e/ou podem levá-las a morte). Portanto, é fundamental que conheçamos essa enorme diversidade de abelhas existente em nosso país para garantirmos a sua conservação e, assim, assegurarmos a produção de alimentos necessária a nossa própria sobrevivência.
A agroecologia também será apresentada aos estudantes. É um conjunto de princípios e métodos aplicados para o desenvolvimento de sistemas agrícolas sustentáveis, ou seja, capazes de se manter ao longo do tempo com um mínimo de insumos externos (matéria-prima, força de trabalho, consumo de energia etc). Como exemplos desses princípios cita-se o aumento da diversidade de espécies cultivadas, a otimização no uso de recursos naturais (água, solo e biodiviersidade), o equilíbrio ecológico e o aproveitamento das interações entre as espécies.
A natureza oferece ao ser humano recursos e serviços fundamentais à produção agrícola, como a água, solo fértil, regulação do clima, ciclagem de nutrientes, controle natural de insetos, polinização, entre outros. A agroecologia associa o conhecimento técnico e as experiências e os desejos dos agricultores familiares para construir sistemas produtivos que favoreçam e recuperem os processos naturais que geram esses recursos e serviços e resultem em benefícios sociais, econômicos e ambientais para o agricultor, sua família e para a sociedade como um todo.
Trata-se de uma alternativa importante para a agricultura familiar frente às dificuldades econômicas, tecnológicas, sociais e ambientais impostas pelo sistema convencional de produção. Além disso, a agroecologia tem dado uma contribuição fundamental para garantir alimentos para uma população mundial crescente, com segurança e qualidade, conservando e/ou recuperando os recursos naturais, que é um dos grandes desafios da humanidade hoje.
Outros assuntos já abordados em anos anteriores e que continuarão em 2013 são: reciclagem e monitoramento por satélite aplicados a agricultura.
Alguns laboratórios podem ser visitados. Na ocasião, as principais pesquisas de cada um são apresentadas na linguagem apropriada às idades dos estudantes.
O Laboratório de Microbiologia Ambiental (LMA) estuda as interações ecológicas entre micro-organismos.
O Laboratório de Ecossistemas Aquáticos (LEA) desenvolve sistemas de avaliação da qualidade da água, por indicadores físicos, químicos e biológicos, que permitam interpretar a estrutura e dinâmica dos ecossistemas aquáticos. Os estudantes podem inclusive visitar os aquários com diversas espécies de peixes.
O Laboratório de Quarentena Costa Lima (LQC) fomenta o controle biológico de pragas de importância agropecuária, pela prospecção, introdução, quarentena e liberação de inimigos naturais ou antagonistas exóticos ou pela seleção de inimigos naturais ou antagonistas nativos.
O Laboratório de Produtos Naturais (LPN) analisa metabólitos secundários de plantas e microrganismos, contribuindo para o uso de substâncias bioativas no controle de pragas da agricultura e pecuária. Contribui para o conhecimento da diversidade química de organismos.
O Laboratório de Geotecnologias e Métodos Quantitativos (LGMQ) desenvolve e aplica técnicas de sensoriamento remoto, sistemas de informações geográficas e métodos quantitativos em estudos ambientais e agrícolas.
As visitas, sempre às quintas-feiras das 9h às 11h, são agendadas. Pode ser por telefone 19. 3311.2608, com Cristina Tordin ou pelo e-mail
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É preciso informar o nome da escola, pessoa e telefone para contato, quantidade de turmas, série e número de alunos, nome do professor responsável e, se possível, também o número do telefone celular para contato em casos de imprevistos ou emergências. O transporte fica a cargo da escola.
As turmas devem ter no máximo 40 alunos, acompanhadas por dois professores. Ao final da visita, será solicitada uma redação ou um desenho, de acordo com a série, que deverá ser realizada em sala de aula e enviada para Embrapa Meio Ambiente.
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