Safra de cana-de-açúcar será de 602,18 milhões de toneladas
O Programa Estadual de Incremento da Qualidade Genética da Pecuária de Carne e Leite (Dissemina) foi apresentado na manhã desta quarta-feira (11) aos coordenadores técnicos das Câmaras Setoriais e Temáticas da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (SEAPA). A apresentação contou com a presença do presidente da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Danilo Rheinheimer dos Santos, e do coordenador do Dissemina, Mario Antonio de Oliveira.
O objetivo do Dissemina é o incremento da qualidade genética da pecuária de carne e leite em sistemas de agricultura familiar do Estado. O programa pretende distribuir material genético a custo zero e nitrogênio líquido a preço de custo aos agricultores, através de responsáveis técnicos indicados pelas prefeituras.
O projeto piloto, com a adesão das primeiras 21 prefeituras (nos pólos de Bagé, Canguçu e Jaquirana), deve ser assinado nas próximas semanas na Fepagro. O Dissemina integra o "Programa Carne Gaúcha, A Melhor Carne do Mundo", lançado pelo governo do Estado.
“O Dissemina é o braço técnico da Seapa e da Fepagro para atender aos pecuaristas e agricultores familiares”, ressaltou Rheinheimer. A meta do programa é conseguir a adesão de 150 municípios e disponibilizar 300 mil doses de sêmen até 2014.
Para aderir ao programa, as prefeituras devem ter um responsável técnico com formação na área de veterinária, zootecnia ou agronomia e uma equipe de inseminadores capacitados. “Vamos chegar ao produtor que ficou desassistido, que não insemina ou insemina muito pouco”, explicou Oliveira.
Na avaliação do coordenador geral das Câmaras Setoriais e Temáticas, Milton Bernardes, a apresentação foi muito bem recebida entre os integrantes da reunião, a maioria técnicos diretamente ligados à produção. “É importante que a gente tenha esse olhar sobre todos os programas ligados à Seapa. Mantemos o espaço aberto para as iniciativas da Fepagro”, afirmou.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura