Programa Capal de Gestão Rural impulsiona sustentabilidade

Além da implantação e manutenção de práticas sustentáveis, o PCGR se consolida como uma porta de entrada a novos mercados

21.01.2025 | 15:09 (UTC -3)
Elton Telles, edição Revista Cultivar

O Programa Capal de Gestão Rural (PCGR) tem se destacado como uma iniciativa que alia aumento de produtividade, rentabilidade e sustentabilidade no agronegócio. Implementado desde 2022, o programa promove auditorias anuais e ações contínuas para avaliar e aprimorar as práticas de gestão e produção nas propriedades dos cooperados da Capal, com base em um Manual de Práticas de Agricultura Sustentável.

O PCGR classifica as propriedades em cinco níveis de sustentabilidade, que vão do básico (níveis 1 e 2) ao avançado (níveis bronze, prata e ouro), com base na adoção de práticas como manejo correto de plantio, gestão de resíduos, uso racional da água, biodiversidade e redução de emissões de gases de efeito estufa.

Em 2024, o programa incluiu auditorias externas e um evento de encerramento anual, que contou com a palestra de Vilmar Schussler, gerente da Maltaria Campos Gerais, sobre certificação e impacto das boas práticas na precificação da cevada. Segundo Ana Carla Rosgoski Chicanoski, engenheira ambiental da Capal, o PCGR é uma porta de entrada para novos mercados, ao garantir conformidade legal e estabilidade financeira dos produtores.

Com 117 critérios avaliados, o programa oferece acompanhamento técnico contínuo e um plano de ação personalizado para cada propriedade, promovendo o avanço gradual no nível de sustentabilidade e incentivando práticas que contribuem para a conservação ambiental e o fortalecimento da agricultura.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura