New Holland apresenta projeto de biomassa durante a Expointer
O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Emater-RS/Ascar, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Banco Banrisul, Banrisul Corretora de Valores e Bolsa Brasileira de Mercadorias – BBM, lançou nesta terça-feira (30), o Programa Arroz na Bolsa, na Casa da BBM, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A iniciativa promove segurança tanto na qualidade dos produtos ofertados, como na garantia da entrega. O programa tem por objetivo oferecer aos pequenos e médios produtores de arroz, indústrias de beneficiamento ou de transformação e comerciantes o acesso a mecanismos de mercado que garantam preço justo na época de venda do seu produto.
Segundo o Diretor do Banco Banrisul, Túlio Zanim, o programa possibilita o diálogo de forma direta com o setor produtivo, além de customizar produtos para o desenvolvimento do Estado. “Poderemos operacionalizar de forma sistematizada direto com os produtores”, salientou.
Para o presidente do Irga, Claudio Brayer Pereira, o Governo do Estado em parceria com a BBM acaba de dar um grande passo no que se refere aos gargalos e os problemas estruturais da lavoura de arroz. “O processo é transparente e possibilita a oferta para pequenas e médias indústrias”, destacou.
Representando o secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, o secretário adjunto, Claudio Fiorezze, afirmou que o mercado é fundamental por que garante a comercialização. “Estamos fazendo um esforço para atender a todas as reivindicações”, ressaltou.
O presidente da Emater, Lino de Davi, falou que as principais dificuldades dos produtores aparecem na comercialização e esse Programa dá a garantia do produto que está comprando e a transparência de fazer a comercialização de forma universal.
Conforme o Diretor regional da BBM e conselheiro do Irga, Jair Almeida da Silva, é um programa moderno de renovação e tem o compromisso de trazer aos produtores uma forma de comercialização transparente e honesta.
O Arroz na Bolsa é um Programa do Governo Estadual que visa proporcionar a comercialização da safra dos produtores de arroz do Rio Grande do Sul com o mercado comprador através do pregão eletrônico da Bolsa Brasileira de Mercadorias - BBM.
Na operação, serão formados lotes com arroz do Irga somado ao dos produtores, cuja classificação será realizada pela Emater-RS. A marca Irga, chancelada pelas demais parceiras (Emater-RS, Banrisul Corretora e BBM) evidenciam a seriedade, a confiança e a transparência desta forma de comercialização.
Com o Arroz na Bolsa, o Governo de Estado busca promover o desenvolvimento regional, sobretudo na região sul do Estado, no enfrentamento às desigualdades regionais, no aumento da renda dos pequenos e médios produtores rurais, cooperativas, indústrias de beneficiamento e comerciantes de menor porte e sua inclusão na cadeia produtiva do arroz.
O funcionamento do Arroz na Bolsa, em consonância com os demais programas e iniciativas dos Governos do Estado (como o Programa de Secagem e Armazenagem na Propriedade Rural) e da União, constituem-se em importantes políticas públicas de manutenção e geração empregos e renda no campo.
Também participaram da solenidade de lançamento o Diretor da Banrisul Corretora, Daniel Maia, o gerente da Divisão de Pesquisa do Irga, Sérgio Lopes, o chefe de gabinete, César Pereira, pesquisadores do Instituto, autoridades e demais convidados.
Viviane Mariot/Assessoria de Imprensa
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura