Syngenta obtém registro para controle da ferrugem alaranjada da cana
Na programação dos 150 anos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) dois professores serão agraciados com a medalha Apolônio Salles, pelo ministro Wagner Rossi e pelo secretário-executivo, Gerardo Fontelles, nesta quarta-feira (28/7), às 10 horas, em Brasília. Os contemplados são o engenheiro agrônomo Eudes de Souza Leão Pinto e o zootecnista Walter Motta Ferreira. A premiação, na categoria prata, deve-se ao reconhecimento de trabalhos científicos desenvolvidos em benefício da agricultura brasileira.
Eudes Pinto atuou como secretário-geral do Ministério da Agricultura na gestão de João Goulart e secretário da Agricultura, Indústria e Comércio, em Pernambuco, no período de 1952 a 1955. Seu trabalho possibilitou a concretização de projetos importantes para o setor agropecuário, como o emprego do farelo de mamona na alimentação de animais.
Walter Ferreira foi presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas e colaborou para os avanços pedagógicos do ensino dessa área no Brasil, ao publicar oito livros, mais de 70 artigos e quase 200 trabalhos em eventos nacionais e internacionais. Além disso, tem divulgado as experiências brasileiras em projetos universitários em Portugal, Espanha, Colômbia, México e Argentina.
Premiação - A medalha Apolônio Salles foi instituída pelo Decreto 94.788/87, nas categorias prata e bronze, e destina-se a premiar servidores, cidadãos estrangeiros ou brasileiros que tenham contribuído para o agronegócio. O patrono foi ministro da Agricultura por duas vezes durante o governo de Getúlio Vargas.
Mapa
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura