Professora da UFSCar organiza livro que aborda os processos de manejo de plantas daninhas

06.11.2014 | 21:59 (UTC -3)

A professora Patrícia Andrea Monquero, do Departamento de Recursos Naturais e Proteção Ambiental (DRNPA) do Campus Araras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), organizou e foi a editora técnica de dois livros recentemente lançados: "Aspectos da Biologia e Manejo de plantas daninhas" e "Manejo de plantas daninhas nas culturas agrícolas". Os livros são publicações da Sociedade Brasileira de Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD), da qual Patrícia é vice-presidente com mandato até 2016, e conta com a participação de diversos pesquisadores, professores e agrônomos de diferentes instituições.

A SBCPD, por meio de sua diretoria, criou em 2012 o Comitê de Publicação de Livro Texto, com o objetivo do lançamento de uma coletânea sobre Biologia e Métodos de Controle de Plantas Daninhas e Manejo das Plantas Daninhas nas Culturas. O objetivo é apresentar o conhecimento gerado nas últimas décadas, abordando temas que darão suporte para o ensino nas disciplinas básicas das universidades e faculdades na área. "A escolha dos temas foram relacionadas com as disciplinas que envolviam o tema nas diferentes universidades do país e com a expertise de cada um", disse a professora.

As informações reunidas nos livros representam todo o estoque de informações armazenadas nesses 50 anos em que a SBCPD tem contribuído para o conhecimento e a convivência harmoniosa entre plantas daninhas e plantas cultivadas. A obra oferece ainda a oportunidade de seus leitores fazerem uma viagem aos diferentes aspectos da biologia e dos manejos, ao mesmo tempo em que pode ser adotada em cursos de graduação e pós-graduação nas diferentes áreas da agricultura, possibilitando a formação de profissionais com o mesmo nível de conhecimento e a mesma qualidade de informação, o que representa condicionante ímpar para o sucesso no enfrentamento da problemática.

Os livros podem ser adquiridos no site da Editora Rima, rimaeditora.com.br.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025