Morango é alternativa de renda para produtores do Norte de Minas
O catedrático de sociologia rural pela universidade holandesa de Wageningen, Jan Douwe Van der Ploeg, aborda nesta sexta-feira (11), no escritório central da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre, “A Agricultura Familiar e o papel do Estado no Desenvolvimento Rural: cenário e perspectivas de futuro”. O debate, promovido pela Emater/RS-Ascar e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), através do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR), começa às 9h e se estende até as 11h30min.
Entre outras publicações, Van der Ploeg é autor do livro Camponeses e Impérios Alimentares: lutas por autonomia e sustentabilidade na era da globalização. O engenheiro agrônomo é especialista na sociologia dos países em desenvolvimento, métodos e técnicas de investigação social, e reforçou seu conhecimento ao viver em países como Peru, Colômbia e Guiné Bissau, na África.
Ele vem ao Brasil para participar do II Seminário Internacional de Pesquisa Comparada de Processos de Desenvolvimento Rural no Brasil, China e União Européia e do III Colóquio Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, ambos promovidos pela UFRGS/PGDR e pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia, no Auditório da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade.
O Seminário ocorre na próxima quarta-feira (16/11) e abordará o papel das políticas de desenvolvimento rural em relação aos processos de desenvolvimento. Neste evento, Van der Ploeg participará do quinto Painel, sobre elementos para uma agenda de pesquisa, coordenado pelo professor brasileiro Sergio Schneider.
Já na quinta e na sexta-feira (17 e 18/11), ocorre o III Colóquio Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural. A programação é aberta pelo painel sobre os Mercados, às 9h30min de quinta-feira, quando Van der Ploeg aborda a recente emergência dos mercados aninhados. A programação inclui ainda paineis sobre os mercados e o sistema agroalimentar, oficinas temáticas sobre Impérios alimentares e os mercados; Mercados locais e cadeias curtas; Instituições e a questão da qualidade e Inovações, redes sócio-técnicas e construção de mercados. O Colóquio prossegue na tarde de sexta-feira (18/11), com paineis sobre as condicionantes à construção dos novos mercados: o papel do consumo e das instituições e sobre as políticas públicas e construção de mercados.
O debate no auditório do escritório central da Emater/RS-Ascar, dia 11, é aberto aos interessados no tema. A entrada é franca, e a inscrição deve ser confirmada através dos telefones (51) 2125-3003 ou (51) 2125-3016. A Emater/RS-Ascar fica na rua Botafogo, 1051, no Bairro Menino Deus, em Porto Alegre. As inscrições para o Colóquio na UFRGS estão encerradas.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura