Professor da Unesp assume presidência de comitê internacional

29.01.2013 | 21:59 (UTC -3)
Marcos Jorge

O professor Alcides Lopes Leão, do Departamento de Recursos Naturais da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, foi eleito na última semana presidente do comitê consultivo do Common Fund for Commodities (CFC), um fundo internacional criado há mais de vinte anos pela Organização das Nações Unidas (ONU). É a primeira vez que um brasileiro assume tal função.

Há dois anos atrás, o professor da Unesp já havia sido indicado pelo Ministério da Relações Exteriores como representante do Brasil no CFC, mas na última semana Alcides Leão foi eleito presidente do comitê consultivo, durante reunião realizada na sede da entidade, em Amsterdã, na Holanda.

"Quando comuniquei ao Ministério das Relações Exteriores que eu havia sido eleito presidente do comitê consultivo, eles ficaram extremamente felizes. Isso evidencia que o Brasil tem uma atuação bastante importante nessa área", comentou o professor, que como presidente terá como principal função liderar as reuniões bianuais do fundo.

É papel do comitê consultivo fornecer as informações técnicas e econômicas específicas para a decisões do comitê executivo do CFC, entre outras atividades.

O CFC é um fundo inter-governamental criado pela ONU em 1989 para o combate à miséria. Para alcançar a meta, o fundo financia projetos em países em desenvolvimento que foquem os produtos de base (commodities), principal fonte de sobrevivência das famílias de pequenos e médios agricultores.

"Acredito que para a Unesp, particularmente, é uma honra porque nunca um brasileiro ocupou a presidência do comitê consultivo. E ter um representante da Unesp é motivo de orgulho para a universidade. Eu me sinto bastante honrado por representar o país e espero corresponder à altura", concluiu o professor Alcides Leão.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025