Produtos derivados do café também são destaques na Expocafé 2011

17.06.2011 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Comunicação EPAMIG

Nesta sexta-feira (17) é o último dia do maior evento do agronegócio café no Brasil, a EXPOCAFÉ, realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), em Três Pontas. Os visitantes ainda poderão acompanhar em 133 estandes e 21 dinâmicas de campo inovações para a modernização das lavouras cafeeiras. Além de máquinas, equipamentos e insumos para a cafeicultura o visitante também poderá conhecer artesanato em madeira e palha de café, vestuário em couro, cosméticos de café, cachaças certificadas, licores e bebidas produzidas na região de Três Pontas.

Entre os destaques do evento também está o curso de classificação e degustação de café, promovido pelo Sebrae-MG, em parceria com o Centro de Excelência do Café (Sebrae/Coccamig). O curso tem como objetivo demonstrar a produtores, degustadores e público em geral as variações da bebida. De acordo com o instrutor do curso, Douglas Martins, os participantes entenderão diferenças físicas e sensoriais de 15 amostras de café, da menor qualidade a mais refinada. O curso será amanhã, de 9h às 12h e de 14h às 17h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no estande do Sebrae.

Os participantes estão tendo a oportunidade de visitar o cafezal da Fazenda de Três Pontas e conhecer as cultivares de café resultantes de vários anos de pesquisa. Nesta edição da Expocafé, pela primeira vez, está sendo oferecido treinamento para operadores de máquina. São quatro cursos diários com capacidade para 30 pessoas, com os temas: manutenção preventiva e corretiva de derriçadores de café, de motores de dois tempos e importância da colheita mecanizada nas lavouras cafeeiras.

Nesta sexta-feira (17) às 9h, acontecerá o 1º Encontro de Inovação de Café, realizado em parceria com o Sistema Mineiro de Inovação (SIMI/Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior). Serão apresentadas seis tecnologias desenvolvidas para a cadeia produtiva do café: soluções biotecnológicas para tratamento de água residuária do café, a utilização do controlador programável com comunicação sem fio e inversor de frequência para irrigação, novo nutriente de planta composto por organominerais-marinho, sistema computacional para classificação de grãos, gasificador para secagem de café e medidor laser portátil de atividade foliar.

Erasmo Pereira/Ascom EPAMIG

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025