Workshop discute lagarta-da-panícula do arroz
Terminou sexta-feira (18/09) em Foz do Iguaçu/PR um dos maiores eventos da Cotonicultura Brasileira, o VII Congresso Brasileiro do Algodão. O Grupo Produquímica participou do evento.
O congresso reuniu empresas, produtores e especialistas de todo o país em um amplo debate sobre as diretrizes do cenário do agronegócio algodoeiro. O evento teve como tema central a Sustentabilidade da Cotonicultura Brasileira e Expansão dos Mercados.
Segundo o Índice de Confiança do Agronegócio, uma estatística inédita no Brasil elaborada pelo Kleffmann Group, multinacional alemã especializada em pesquisas de produtos para o agronegócio, aponta que, mesmo sob os efeitos da crise financeira internacional, 23% dos produtores admitem ter melhorado sua situação financeira neste ano em comparação com 2008. Outros 23% informam ter piorado suas finanças e 52% mantiveram a situação do ano anterior. As expectativas negativas vêm principalmente dos cotonicultores que enfrentam há algum tempo os baixos preços da pluma no mercado.
Em contrapartida ao momento desafiador vivido pelos produtores devido aos baixos preços da pluma nos últimos anos, o evento gerou negócios e mostrou porque o país continua entre os maiores produtores e exportadores globais de algodão. O centro das discussões foram as soluções que podem agregar valor à produção e ainda garantir a integridade do meio ambiente.
A Produquímica apresentou aos cotonicultores formulações exclusivas já conhecidas em outras culturas que, além de baratear o custo da produção, garantem qualidade ao produto final de forma sustentável. Foram destaque os fertilizantes com tecnologia para maior aproveitamento dos nutrientes como o Polyblen, que fornece soluções para a adubação do solo para diferentes períodos de liberação por meio do recobrimento de fontes convencionais por polímero orgânico e enxofre; ou Sulfurgran 90®, com 90% de enxofre elementar finamente moído e biodegradável, e tecnologia inédita no Brasil na forma de grânulos, o que facilita seu manuseio para aplicação isoladamente ou em mistura com outros nutrientes (NPK) reduzindo ainda a perda de material por lixiviação, aumentando o aproveitamento do nutriente pela planta e evitando grandes perdas nos períodos de chuvas.
Destaque também para o Ever, fertilizante que estimula o desenvolvimento radicular, aumentando a capacidade das plantas em absorver água e nutrientes, tornando-as mais produtivas por proporcionar às mudas uma maior exploração de volume de solo, conferindo ganhos de produtividade de até 20%, além do aumento de tolerância a períodos de estiagem.
“A cotonicultura brasileira é umas das mais tecnificadas do mundo, e o produtor deve estar atento as soluções oferecidas pelo mercado. Produtos eficientes, de fácil aplicação e que não se perdem no ambiente, garantem margens e oferecem melhores condições ao solo evitando, por exemplo, o trânsito de máquinas agrícolas que emitem poluentes no ar e a diminuição de elementos químicos nas plantações. O Grupo Produquímica investe há 60 anos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) para levar tecnologias eficazes ao produtor evitando danos tanto a ele quanto a natureza”, completa Carlos Eduardo de Oliveira, Gerente Comercial da Produquímica.
“Eventos como o Congresso Brasileiro de Algodão são importantes oportunidades pois mobilizam o setor e espantam o negativismo vivido pelos produtores. É nestas situações que mostramos maneiras de driblar as perdas e apresentamos soluções para o incremento da produtividade”, acrescenta o Diretor Comercial da Produquímica Franco Borsari.
Informações adicionais:
ou telefone (11) 3016-9615.
Fonte: Texto Assessoria de Comunicações (telefone 11 2198-1888)
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura