Produção de pimenta chama atenção de produtores goianos

05.11.2008 | 21:59 (UTC -3)

Agricultores da Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais do Noroeste de Goiânia – COOPPRUNOGO, do município de Orizona-GO, participam nesta sexta-feira (06/11), às 9 horas, de uma palestra sobre as novas tecnologia da cultura da pimenta em Goiás. O conferenciasta é o engenheiro agrônomo Alípio Magalhães de Oliveira da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás. O evento será na Fazenda Santa Rita daquele município.

Os produtores terão a oportunidade conhecer as novas informações sobre a cultura da pimenta nas áreas de planejamento do agronegócio da pimenta, clima e época de plantio, as principais variedades, solo, calagem adubação, produção de mudas, plantio, tratos culturais, controle de pragas e doenças, colheita, comercialização, agregação de valores, custo de produção e rendimento.

O Estado de Goiás, está despertando para o plantio da pimenta, principalmente em se tratando de uma cultura geradora de emprego e renda. Por ser uma cultura que demanda de muita mão-de-obra, principalmente por ocasião da colheita, (uma pessoa colhe de 8 a 10 kg de pimenta malagueta por dia), torna-se uma lavoura característica do agricultor familiar. Os municípios de Abadiânia, Petrolina, Anápolis, Bela Vista e São Francisco estão como os maiores produtores de pimenta das diversas variedades. As principais variedades de pimentas plantadas no Estado são: malagueta, bode, cumari, godê e a pimenta de cheiro.

Em 2007, foram comercializados na CEASA de Goiás, mais de 200 toneladas de pimentas das diversas variedades, produzidas nos diversos municípios do Estado.

Fonte: Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás (SEAGRO) - www.seagro.go.gov.br / 62) 3201-8905

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025