Produção de mandioca cresce em Goiás e impulsiona o setor

Com recorde histórico no VBP, resultados representam investimento do produtor goiano na expansão da área plantada

20.02.2026 | 15:37 (UTC -3)
Juliana Galvão, edição Revista Cultivar

Goiás é destaque no cultivo de mandioca no Brasil, registrando uma alta de 83% no Valor Bruto da Produção (VBP) durante a série histórica de 2016 a 2025. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Agricultura (Mapa), o VBP da cultura no estado passou de R$ 116,7 milhões para R$ 213 milhões no período, superando o crescimento nacional. 

Os resultados positivos também foram registrados nas lavouras, onde a produção estadual de mandioca aumentou 15,3%, alcançando 194,4 mil toneladas. A expansão foi impulsionada pelo aumento de 18,3% na área plantada entre 2020 e 2025. 

O movimento demonstra a consolidação da mandiocultura em diferentes regiões de Goiás e o papel central da industrialização no fortalecimento da cadeia produtiva, conforme aponta análise da Inteligência de Mercado Agropecuário da Secretaria de Agricultura de Goiás (Seapa).

Leonardo Rezende, titular da Seapa, destaca que o avanço da cultura também é resultado direto dos investimentos públicos na agricultura familiar. Ele ressalta a importância do programa Fábrica Móvel de Farinha e Goma e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Para ele, as iniciativas são as principais responsáveis por ampliar o beneficiamento e o escoamento da produção, resultando no avanços observados. 

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp