Produção de gergelim recebe incentivos em Goiás

04.11.2008 | 21:59 (UTC -3)

Goiás possui potencial para a produção do gergelim, uma cultura considerada nova no Estado para meios comerciais. Até o momento a planta é cultivada, mantendo uma tradição familiar. Mesmo assim sua cultura vem se expandindo e hoje já é praticada por cerca de 600 pequenos agricultores, principalmente na região Nordeste do Estado e nos municípios de Araguapaz e Amaralina.

Mas já se sabe que o gergelim possui um grande potencial econômico, principalmente para a agricultura familiar. E isso levou entidades e órgãos a promoverem na manhã de hoje(03-11-2008), uma reunião nas dependências da Secretaria de Agricultura. Participaram representantes da FETAEG, EMBRAPA, SEAGRO, Cooperativa de Assistência Técnica e Extensão Rural, COSTEX e CEBRAX – Comercial Exportadora. Em debate o incremento da produção e a organização do arranjo produtivo.

O representante da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Eduardo, Superintendente de Desenvolvimento Agrário e Fundiário disse que o Governo Estadual tem todo o interesse em apoiar os projetos visando beneficiar os pequenos produtores. Para ele, a possibilidade de exportação é uma novidade o que, certamente, vai favorecer a sua expansão. Disse que " a SEAGRO, sempre que solicitada, dá todo apoio à entidades que trabalham com a agricultura familiar e a cadeia do gergelim é mais uma com todo apoio técnico necessário".

Para o presidente da Cooperativa de Assistência Técnica e Extensão Rural, Valonso de Jesus Mota, um dos principais problemas de momento é a produtividade que atinge a cerca de 800 quilos por hectare, mas acredita que, apoio técnico esse índice poderá chegar de 1.200 à 1.500 kg/hectare. Mas acha como principal fator de incentivo ao aumento da produção a grande procura pelo produto no mercados nacional e internacional. "O projeto é exportar e a previsão é a de que já na próxima safra sejam exportadas mil toneladas", prevê ele.

Também participou da reunião o técnico Waltemilton Cartache, da EMBRAPA Algodão, de Campina Grande na Paraíba. Segundo ele a EMBRAPA já domina a tecnologia do gergelim e a cultura pode ser incentivada em Goiás, a princípio, nos assentamentos com características exclusivas de agricultura familiar. A cultura é considerada de fácil manejo e se enquadra no perfil da agricultura familiar. Além disso, é uma oportunidade do proprietário diversificar a cultura, promovendo a rotatividade para melhor preservar o solo.

Outro ponto positivo é o mercado. "Mas é importante que o produto tenha qualidade, os produtores estejam organizados e com um alinha de produção definida", destacou.

Fonte: SEAGRO - (62) 32018905

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025