Novas Colhedoras de Café da Case IH aumentam a área útil e a qualidade de colheita
Coffee Express 100 e 200 reduzem perdas de frutas e danos às plantas e apresentam menor consumo de combustível
Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciaram, nesta semana, os trabalhos de levantamento dos índices que fazem parte dos custos de produção da banana, arroz, feijão e tomate. As reuniões seguem até sexta-feira (23) e tem por objetivo a atualização dos valores que servirão de base para a nova proposta de preço mínimo de produtos amparados pelo Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF).
As visitas técnicas reunirão produtores, técnicos de cooperativas, cerealistas, profissionais ligados aos órgãos de assistência técnica (Epagri), associações de produtores, entre outros. Em Canoinhas, o produto analisado será o feijão, enquanto no município de Corupá o foco será a banana. A operação também verificará os custos do arroz no município de Massaranduba e do tomate em Caçador.
O estudo leva em conta, ainda, os custos de mão de obra, formas e etapas dos serviços, implementos agrícolas, agrotóxicos, fertilizantes, mudas e sementes, além de maquinário. A atualização feita pela Conab é ferramenta importante para o cálculo da rentabilidade de cada produto e serve de subsídio para a formulação de políticas governamentais voltadas para o setor.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura