Produção de etanol de segunda geração acontece na Agrobrasília

17.05.2011 | 20:59 (UTC -3)

De terça-feira (17) até sábado (21), os visitantes da Feira Agrobrasilia 2011, podem conhecer o processo de produção de etanol de segunda geração. O evento, promovido pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), em parceria com a Emater-DF e a Secretaria de Agricultura acontece no PADF e tem como objetivo apresentar as inovações tecnológicas utilizadas nas lavouras do cerrado brasileiro.

 

Apresentada pela Embrapa Agroenergia, o processo de produção do etanol de 2ª geração que utiliza principalmente resíduos agroindustriais como matéria-prima está sendo pesquisada no Brasil e no mundo, buscando viabilizar o aumento da produção desse biocombustível sem degradar o meio ambiente. Além do bagaço, a Embrapa está estudando o potencial do uso de forrageiras tropicais como o capim elefante, de resíduos florestais e de sorgo como matérias-primas para produzir o etanol lignocelulósico.

 

Sua produção é uma alternativa vantajosa, salienta a pesquisadora da Embrapa Agroenergia, Cristina Machado, pois pode ser utilizado no lugar dos combustíveis derivados de petróleo, diminuindo assim a emissão dos gases do efeito estufa e conseqüentemente os impactos ambientais. No Brasil, as usinas utilizam o bagaço de cana-de-açúcar na cogeração de energia. Contudo, há um excedente desse material, que pode ser aproveitado para produção de outra forma de energia, no caso o bioetanol.

 

A Embrapa, vinculada ao Mapa, além do etanol de 2ª geração, estará presente com outras tecnologias que ajudam os produtores a alcançar cada vez mais índices produtivos de excelência. Tecnologias que reduzem consumo de água e impacto ambiental na pós-colheita do café, sistema de integração Lavoura-Pecuária-Floresta, Biorreator, novas variedades de pimentas, batata-doce de polpa alaranjada e cogumelos comestíveis são alguns dos destaques que o visitante da Agrobrasília terá a oportunidade de conhecer ao visitar a Feira.

 

Daniela Garcia Collares

Embrapa Agroenergia

(61) 3448-1581

daniela.collares@embrapa.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025