Carne bovina cai mais que a de frango e menos que a suína
As obras para a criação de açudes e cisternas do programa Pró-Irrigação/RS do Governo Estadual começaram a ser desenvolvidas no Noroeste do Estado. Os primeiros projetos na região foram construídos em propriedades rurais nos municípios de Doutor Maurício Cardoso e Independência.
"Houve baixa na produção de leite, devido à falta de pastagens. A estiagem afetou muito a produção", desabafou o produtor rural Onírio Dalafavera, de Independência, ao comentar sobre os prejuízos sofridos com a falta de chuva. O açude de quatro hectares de Dalafavera é um dos 67 projetos realizados junto à Emater/RS-Ascar para a construção de reservatórios em propriedades rurais do Noroeste do Estado. A região foi uma das mais atingidas com a estiagem que assolou o Estado nos últimos meses. A perda nas lavouras de milho, uma das culturas mais características da região, é de 50% dos 200.595 mil hectares plantados, devido à falta de umidade e às altas temperaturas.
Buscando amenizar e prevenir os efeitos das secas, o Governo Estadual, através da Secretaria Extraordinária de Irrigação e Usos Múltiplos da Água, criou em 2008 o Pró-Irrigação/RS, um programa que auxilia os agricultores na captação, armazenagem e uso racional do solo e da água, através da construção de açudes e cisternas em propriedades rurais.
O produtor encaminha o pedido para a Emater/RS-Ascar, que avalia se a propriedade possui condições para que seja construído o reservatório, e em seguida o projeto é encaminhado à Secretaria Extraordinária de Irrigação e Usos Múltiplos da Água.
O Governo Estadual custeia 80% do projeto e os 20% restantes são pagos pelo produtor rural. Em Independência, o prefeito João Edécio Graef avalia a possibilidade de a Prefeitura financiar os 20% para o produtor, que poderá ressarcir o órgão público em prazo a ser estipulado. "Sabemos que muitos produtores não dispõem, num primeiro momento, desta parcela de 20% do valor do reservatório, então estamos buscando uma forma de auxiliar esse agricultor e, como consequência, estaremos impulsionando o desenvolvimento do município", enfatizou o prefeito.
Sandra Henriques
Emater/RS-Ascar – Regional Santa Rosa
/ (55) 3512 6665
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura