Entressafra de soja é o período ideal para controle da buva
A principal novidade na área da mecanização no Plano Agrícola e Pecuário 2009/10 anunciado dia 22 de junho pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi a redução da taxa de juros de 7,5% e 9,5% (praticadas até a safra passada) para 4,5% ao ano.
O volume de recursos do Finame Agrícola também surpreendeu, com um total de R$ 12 bilhões, apesar do prazo menor de contratação, até 31 de dezembro de 2009.
A AGCO Finance, unidade de negócios do Banco De Lage Landen, informa que foi a primeira a viabilizar a compra de um trator no Brasil através da nova linha de crédito que entrou em operação no final de julho - com os juros mais baixos da história recente da agricultura empresarial brasileira. Os recursos do Finame Agrícola PSI são do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Dia 30 de julho, poucos dias depois do Ministério da Fazenda publicar a última portaria que faltava para os bancos começarem a operar a nova linha de crédito, a produtora rural Cleomar Terezinha Prigol, de Machadinho (RS), recebeu sua Cédula de Crédito Bancário da AGCO Finance para comprar um MF 292/4 na Maquiagro, concessionária Massey Ferguson na região de Lagoa Vermelha (RS).
Cleomar produz com o marido Italvino e com o filho Deidson 60 a 70 mil litros de leite por ano (dez vacas em lactação) e planta soja, milho, trigo e pastagem em 140 hectares. “Vendemos nosso MF 292/4 de 2001 e financiamos um novo pela AGCO Finance em função do juro baixo e da rapidez do negócio, bem mais simples e sem burocracia”, relata Deidson Prigol, que utiliza o trator em todos os serviços da propriedade.
O negócio foi fechado com agilidade e condições de crédito diferenciadas. Para pagar o financiamento, a família Prigol optou por seis parcelas anuais até 2015, e a primeira amortização do principal só em julho do ano que vem. Se preferisse, poderia quitá-lo em até seis anos. Os prazos da AGCO Finance são: até 72 meses para tratores e implementos, até 96 meses para colheitadeiras e até 60 meses para retroescavadeiras.
A carência é de até 12 meses para tratores e implementos, até 18 meses para colheitadeiras e de até seis meses para retroescavadeiras. A AGCO Finance financia – para pessoas físicas ou jurídicas - até 80% do valor dos implementos e até 90% do valor dos tratores, colheitadeiras e retroescavadeiras (até 80% para grandes empresas: faturamento anual acima de R$ 60 milhões). Os pagamentos podem ser feitos por Débito Automático.
Fonte e mais informações:
/
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura