Geo Agri participa do curso de atualização em Agricultura de Precisão na ESALQ
Autoridades, técnicos, empresários, estudantes e representantes de instituições privadas e públicas, além de palestrantes renomados marcaram presença no primeiro dia do V Simpósio Tecnologia de Produção de Cana-de-Açúcar, em Piracicaba, interior de São Paulo na tarde de quarta-feira (6).
Derli Dossa abriu o evento falando sobre o Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), que busca dar suporte financeiro e apoio técnico para os produtores que desejam adotar práticas agrônomicas a fim de reduzir a emissão de gases estufa. Ele também comentou sobre as linhas de financiamento mais baratas e as taxas de juros compatíveis com o setor, aproveitou e fez um panorama geral de boas práticas agropecuárias e as medidas para neutralizar os gases que afetam a temperatura média do planeta.
Outro destaque do Simpósio foi a palestra do professor doutor da ESPM, José Luiz Tejon que mostrou a primeria pesquisa exploratória da Universidade sobre a percepção que os habitantes da cidade de São Paulo sobre a relação com o agronegócio. Foram avaliadas 77 pessoas com idade em torno de 33 anos. “A pesquisa mostrou que o campo e a cidade mudaram, assim como a nova classe média produtora rural também mudou. A conclusão da pesquisa foi de que a percepção das pessoas são mais positivas do que negativas”. Outro aspecto evidenciado é de que a maioria da população têm consciência da importância da agricultura para a economia brasileira, incluíndo índividuos da classe C.
Encerrando as atividades do dia, Antonio de Padua Rodrigues, Diretor técnico da UNICA, falou sobre as perspectivas para o setor sucroenergético. “Há muitos projetos em implantação e a expansão dos existentes, gerarão uma oferta de cana na safra 2012/2013 de 684,7 milhões de toneladas de cana, que deverão produzir 38,6 milhões de toneladas de açúcar e 35,7 bilhões de litros de álcool, compatível com a expansão da demanda nos mercados interno e externo”.
O V Simpósio Tecnologia de Produção de Cana-de-Açúcar acontece até a próxima sexta-feira, dia 8 de julho, no Teatro da UNIMEP. O evento é promovido em parceria pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiróz (FEALQ) e pelo Grupo de Apoio à Pesquisa e Extensão (GAPE), sendo palco para a difusão de conhecimento prático e técnico, aliando experiências de renomados profissionais no setor com as tendências desse campo e os rumos das mais novas e relevantes pesquisas da área.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura