Primeiras variedades de cana-de-açúcar da CanaVialis chegam ao mercado

18.09.2009 | 20:59 (UTC -3)

A CanaVialis, maior empresa privada de melhoramento de cana-de-açúcar do mundo, está lançando as suas primeiras variedades para o mercado brasileiro.

A série CV Pégaso e CV Centauro são as primeiras opções desenvolvidas pela iniciativa privada para a crescente indústria canavieira do Brasil. Na avaliação de Ivo Fouto, líder da CanaVialis, os novos produtos vão ampliar os benefícios oferecidos às usinas e aumentar a oferta de adaptabilidade da planta em diversas regiões do País.

O foco inicial são os tradicionais mercados no Estado de São Paulo e Noroeste do Paraná. “A cana-de-açúcar tem alto nível de sensibilidade à regionalização, às condições climáticas e de solo. Levando-se em consideração que o Brasil está expandindo a fronteira agrícola canavieira para regiões onde a cana não era cultivada antes, como Minas Gerais e Centro-Oeste, o mercado vai precisar cada vez mais de variedades com alta performance e adaptáveis nestas áreas ainda não totalmente exploradas”, explica Fouto.

O nome dos produtos foi inspirado na influência dos astros na agricultura. “Do mesmo jeito que existe uma lua específica para plantar, outra para colher, existe também uma variedade específica para cada ambiente e para melhorar os resultados de produtividade das usinas. Este é o conceito do CV Pégaso e CV Centauro”, esclarece Fouto.

Características dos produtos

De acordo com a empresa, a CV Pégaso é uma variedade que chamou a atenção nas primeiras fases de seleção pelo aspecto visual e capacidade de brotação. Apesar de não ser uma variedade superprecoce, apresentou ótima resposta aos maturadores químicos. Em condições de campo, tem demonstrado alta resistência às principais doenças e baixo índice de florescimento. Além disso, brota muito bem na palha, despalha fácil e apresentou baixos índices de infestação de broca nos ensaios realizados.

A CV Pégaso tem se destacado nos ambientes intermediários, comparado aos padrões pela alta sanidade e produtividade, e para colheita na época de transição entre as cultivares precoces e médias.

Já a CV Centauro tem se destacado principalmente por apresentar hábito de crescimento ereto e boa brotação sob palha. A variedade também obtém bons resultados na colheita mecanizada de cana crua, com alta densidade de carga e rendimento de corte, devido ao seu porte sempre ereto. Apresenta florescimento mais tardio que as demais cultivares precoce, baixa isoporização e mostrou-se resistente à escaldadura, ferrugem, carvão e mosaico. Boa produtividade e precocidade são outros diferenciais desta variedade.

Devido ao seu hábito de crescimento ereto e alta responsividade, a CanaVialis recomenda o direcionamento do cultivo da variedade aos melhores ambientes para colheita mecanizada crua entre os meses de maio e julho. Não é indicado o manejo da CV Centauro como cana de ano e tão menos no final de safra. É importante ressaltar que, na cultura da cana, é indispensável assessoria técnica e acompanhamento.

Sobre a CanaVialis

A CanaVialis foi criada em março de 2003 por meio de uma parceria entre a Votorantim Novos Negócios e um grupo de cientistas com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de variedades da cana-de-açúcar. Em novembro de 2008, a CanaVialis foi adquirida pela Monsanto juntamente com a Alellyx, uma empresa de genômica aplicada que se dedica ao desenvolvimento de pesquisas com biotecnologia, principalmente para a cana-de-açúcar. A CanaVialis tem contratos com 46 usinas de cana-de-açúcar, cuja área de produção soma 1,1 milhão de hectares, ou aproximadamente 15% do mercado.

Mais informações:

Fonte: CDI – Comunicação Corporativa - (11) 3817-7925

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025