Setor de bioenergia abre safra nacional
O diretor-presidente da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Danilo Rhenheimer dos Santos, e os diretores técnico Luciano Kayser Vargas e administrativo Felipe Ortiz, participaram, na manhã desta quinta-feira (14), da reunião do Fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento do RS (Coredes), realizada na Assembléia Legislativa. Na oportunidade, Danilo apresentou uma síntese do plano estratégico para revitalização institucional.
O dirigente lembrou da história da Fepagro e sua importância para o desenvolvimento da agropecuária do RS. A fundação é uma grande instituição de pesquisa com grande capacidade de produção. Segundo ele, para que a instituição volte a um patamar de desenvolvimento será necessária a contratação imediata dos servidores concursados. O quadro atual está deficitário e nos próximos anos ficará menor em função das aposentadorias previstas.
Outra questão importante, apontada pelo dirigente, é a da modernização da administração. “Existe na Fepagro uma desorganização administrativa. Não existe normatização do uso de veículos, equipamentos, moradias, laboratórios e centros de pesquisa”, afirma. Está prevista a adoção de procedimentos modernos e adequados as exigências dos órgãos fiscalizadores. As ações englobam programas de gestão de recursos humanos; gerenciamento e controles; revitalização da infraestrutura e captação e gerenciamento de recursos financeiros.
Na área científica, o planejamento envolve programas de pesquisa e inovação tecnológica, bolsas para pesquisa, relações institucionais, incentivo à produtividade científica, produção e validação de tecnologias, qualificação dos ensaios laboratoriais e apoio à sanidade agropecuária. O presidente falou, ainda, da renovação do site, da biblioteca, além do desenvolvimento de uma nova identidade visual.
Ao término da apresentação, Danilo solicitou que os conselheiros analisem as propostas e façam propostas conforme suas regiões. “Vamos definir junto aos Coredes pontos importantes de investimentos em pesquisa e desenvolvimento”, finaliza.
Para o presidente do fórum, Paulo Afonso Frizzo, a proposta apresentada pela diretoria mostra que a entidade busca uma renovação. “O diálogo com a Fepagro é muito importante para nós”, afirma ele.
O representante do Corede Serra, Miguel Bresolin, ex-presidente da Fepagro, sugeriu a criação de um grupo de trabalho para estudar o plano estratégico e levantar sugestões.
Gislaine Freitas
Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio
Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária
(51) 3288-8036
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura