Syngenta destaca integração de soluções para milho e soja no Entec$
Na segunda-feira (27) pela manhã, o presidente da EPAMIG, Marcelo Lana, receberá na sede da Empresa, em Belo Horizonte, o prefeito de Três Pontas, Paulo Luis Rabello e o presidente da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas Ltda (Cocatrel) Francisco Miranda de Figueiredo Filho. O encontro é para fazer os últimos acertos antes da Expocafé que será realizada entre 11 e 14 de junho em Três Pontas, região Sul de Minas Gerais, a cerca de 300 Km da capital.
A Expocafé é atualmente a maior feira do mundo destinada à apresentação e comercialização de maquinários e insumos para o café e desde a primeira edição há 16 anos é realizada em Minas, estado que concentra 52% da produção nacional. Empresários, autoridades e apreciadores do café têm ainda outra agenda importante em setembro. Este ano, pela primeira vez a Semana Internacional do Café, realizada pela Organização Internacional do Café (OIC) ocorrerá não na Europa e sim em Belo Horizonte.
“São demonstrações claras da liderança de Minas no setor do café tanto em quantidade como qualidade. A Epamig desenvolve tecnologia que é adotada pelos produtores rurais do sul ao norte do estado, com isso conseguimos ampliar a igualdade regional, promover inclusão social, aumentar as exportações e cada vez consolidar o papel protagonista no cenário internacional”, enfatiza Marcelo Lana, presidente da EPAMIG.
O café é o principal produto de exportação do Brasil e a segunda bebida mais tradicional entre os brasileiros. Minas Gerais concentra 52% da produção nacional. Nesse cenário a Expocafé é um espaço de lazer, mas sobretudo de negócios. Há três semanas do evento, 128 empresas expositoras estão confirmadas e restam apenas dois estandes à venda.
“A edição 2012 da Expocafé movimentou R$ 200 milhões em negócios gerados e prospectados. A expectativa é que esse número no mínimo se repita em 2013”, afirma o coordenador-geral da Expocafé, Mairon Mesquita.
A 16ª edição da Expocafé será realizada entre os dias 11 e 14 de junho na Fazenda Experimental da EPAMIG. A programação terá início com o 4º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira no dia 11, exclusivamente para participantes previamente inscritos. Pesquisadores, técnicos, produtores e estudantes discutirão principalmente sobre o tema mecanização da cafeicultura de montanha.
Nos dias 12, 13 e 14, as pessoas poderão visitar de graça a Expocafé. A média de público tem sido de 5 mil visitantes por dia. O visitantes poderão ver de perto nos estandes desde insumos a grandes colheitadeiras, e os produtores e operadores terão dinâmicas de campo nas quais os fabricantes demonstrarão como funcionam os equipamentos e máquinas expostos. Também estão programados cursos, palestras e reuniões técnicas.
Entre as empresas confirmadas para a Expocafé 2013, cerca de 50% são do estado de São Paulo e 36% de Minas Gerais. As mineiras Dakimaq (Sabará); TDI (Araguari/Três Pontas); Dimatra (Varginha) e Fertipar Sudeste (Varginha) apresentarão novidades em maquinários, implementos, fertilizantes, adubos e corretivos agrícolas. Sediada no município de Pompéia, no estado de São Paulo, a Brudden Equipamentos Ltda terá o maior estande da feira com área de 440m2. A empresa, que comercializa maquinário como roçadeiras, motosseras, podadores e sopradores de café, lançará o derriçador manual de café DCM-12, equipamento para a colheita do grão. A promessa é que a derriçadeira diminua pela metade o tempo da colheita manual e dobre o aproveitamento de grãos colhidos.
Vários estudos comprovam que o café faz bem a saúde por possuir substâncias nutritivas e farmacêuticas, como sais minerais, açúcares, lipídios, aminoácidos, vitamina PP. Segundo pesquisadores, a cafeína, em quantidades adequadas, reduz a sonolência, a apatia e a fadiga mental. Há também estudos que apontam os benefícios do café na prevenção de doenças cardíacas e do sistema nervoso. A pesquisadora da EPAMIG Sul de Minas Sara Maria Chalfoun coordena dois projetos sobre os benefícios do café para a saúde, e uma das conclusões é sobre o consumo adequado por dia de acordo com a faixa etária: até 10 anos - 200 ml; entre 10 e 15 anos – 350 ml; entre 15 e 20 anos – 450 ml; de 20 a 60 anos – máximo de 600 ml; acima de 60 anos – 300 ml.
Cíntia Duarte
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura