Prêmio Mulheres do Agro 2025 abre inscrições

Inscrições iniciam hoje (15) e seguem até 31 de julho para produtoras rurais, e até 1º de junho para cientistas

15.04.2025 | 16:58 (UTC -3)
Roberta Soares
Vencedoras da categoria Grande Propriedade do Prêmio Mulheres do Agro 2024
Vencedoras da categoria Grande Propriedade do Prêmio Mulheres do Agro 2024

A Bayer e a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) anunciam a abertura das inscrições e indicações para a 8ª edição do Prêmio Mulheres do Agro, iniciativa que celebra o protagonismo feminino no agronegócio, reconhecendo produtoras rurais e pesquisadoras cientificas cujos trabalhos impulsionam a sustentabilidade, a governança e os impactos promovidos na sociedade. As inscrições para a categoria “Produtora Rural” estarão abertas de 15 de abril a 31 de julho de 2025 e de 15 de abril a 1º de junho de 2025 para indicações na categoria “Ciência e Pesquisa”, por meio do site oficial (www.premiomulheresdoagro.com.br/).  

“O Prêmio reafirma o compromisso da Bayer em reconhecer e dar visibilidade ao protagonismo feminino no agronegócio. A cada ano, notamos um engajamento significativo das interessadas, refletindo o impacto transformador que elas promovem no campo e na ciência. Nosso objetivo é incentivar e inspirar essas mulheres, destacando suas contribuições para um setor mais inovador, sustentável e inclusivo", comenta, Isabela Fagundes, Especialista em Comunicação Corporativa da Bayer. 

Desde a sua criação, em 2018, o Prêmio Mulheres do Agro já reconheceu 63 produtoras rurais e duas pesquisadoras. A cada edição, a participação feminina no setor se fortalece, evidenciando o papel transformador dessas mulheres dentro e fora das porteiras. Em 2024, a iniciativa foi marcada pela pluralidade, reunindo produtoras rurais de todas as regiões do país e de diversas faixas etárias, com candidatas variando de 19 a 67 anos. A mesma edição registrou um crescimento de 26,5% no número de pequenas propriedades inscritas em relação a 2023. 

Processo de avaliação

As inscritas serão avaliadas por um corpo de jurados especializados, considerando aspectos como sustentabilidade, governança e impacto social das iniciativas promovidas pelas concorrentes.  

Ao todo serão reconhecidas nove produtoras rurais — três em cada subcategoria (pequena, média e grande propriedade) e uma cientista na categoria “Ciência e Pesquisa”, lançada em 2023, voltada a profissionais que atuam em projetos de impacto que contribuem para a evolução do setor agropecuário. Após a avaliação técnica, as três pesquisadoras finalistas seguirão para votação popular, e a vencedora receberá um incentivo de R$ 20 mil, que, assim como nos anos anteriores, deverá ser usufruído no trabalho científico da vencedora, por meio da instituição de pesquisa na qual está vinculada. 

“Entendemos que a ciência, assim como a preservação ambiental, são fundamentais para um agronegócio sustentável, que possa atender às necessidades de uma população que cresce cada vez mais. Por isso, durante o processo de execução do prêmio, estamos dedicados em promover melhorias contínuas que vão ao encontro desses e outros requisitos primordiais para o setor”, explica Mariana Araújo, Analista Administrativa Financeira.   

Cerimônia de Premiação

As vencedoras da 8ª edição do Prêmio Mulheres do Agro serão anunciadas no dia 22 de outubro, durante o 10º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), em São Paulo. O CNMA é um dos principais eventos do setor e reúne mulheres de todo o país para discutir temas relevantes e partilhar experiências.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025