Precursores hormonais auxiliam na padronização do tomate

Balanceamento hormonal natural contribui para melhor classificação do fruto

23.01.2017 | 21:59 (UTC -3)
Camila Castro

Para que o tomate chegue à mesa do consumidor com cor, tamanho e sabor exigidos pelo mercado, as fases de pegamento da florada e padronização do fruto são essenciais. Os períodos, determinantes para a produtividade e classificação da fruta, podem ser considerados um desafio para o produtor, isso porque as plantas estão submetidas constantemente a fatores estressantes, como o clima adverso, o que pode comprometer o desenvolvimento da cultura.

Segundo o engenheiro agrônomo Marcos Revoredo, gerente técnico de hortifruti da Alltech Crop Science, os precursores hormonais podem ser um aliado na minimização desse estresse fisiológico da planta. “Com a aplicação destes precursores, em substituição a uma composição pronta de hormônios, é possível estimular a planta a produzir o seu próprio balanço hormonal com a substância e quantidade que ela precisa naquele exato momento, sem trazer danos ao vegetal”, explica.

Em resposta a este equilíbrio hormonal natural, “a planta terá melhor redistribuição de assimilados para as flores e frutos, proporcionando a produção de um número maior de frutos. Além disso, permite um crescimento mais equilibrado da planta e, na fase sucessiva do desenvolvimento desses frutos, traz uma melhor padronização de tamanho”, ressalta Revoredo.

Em Araguari (MG), o produtor e empresário Edson Trebeschi destaca que os cuidados com a padronização do tomate são essenciais. “Ter um fruto de maior qualidade, com uniformidade de tamanho, vai resultar em rentabilidade maior lá na frente”. Para isso, o agricultor tem buscado cada vez mais o manejo sustentável da produção, trabalhando de forma preventiva para melhorar a resistência da planta.

O engenheiro agrônomo ainda destaca que, além da utilização de soluções naturais à base de precursores hormonais, extratos vegetais, minerais e aminoácidos que promovam a redução desses efeitos estressantes e melhorem o vigor do vegetal, a preparação do solo, o manejo e o controle de pragas e doenças, uma boa irrigação e a manutenção nutricional são pontos importantes para conquistar um bom resultado na cultura do tomate.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024