Precocidade e alto rendimento são características de novo trigo BRS Jacana da Embrapa

A Embrapa Soja e a Fundação Meridional lançam a cultivar de trigo BRS Jacana no dia 17 de setembro, durante o DIGICAMPO

14.09.2021 | 20:59 (UTC -3)
Embrapa

A Embrapa Soja e a Fundação Meridional lançam a cultivar de trigo BRS Jacana, no dia 17 de setembro, a partir das 8h30, durante o DIGICAMPO de Inverno 2021 que será realizado, em formato digital, no Canal da Embrapa Soja no YouTube e no canal do IDR-PR. A programação completa do evento pode ser consultada abaixo.

O BRS Jacana é um trigo da classe Pão, com grãos duros, indicados para a fabricação de farinha branca, usada tradicionalmente no pão francês.  De acordo com os pesquisadores Manoel Bassoi e Salvador Foloni, da Embrapa Soja, o BRS Jacana é uma opção rentável de trigo pão, tanto para o produtor, quanto para a indústria, pela precocidade, alto rendimento de grãos, estabilidade de produção, aliados à qualidade tecnológica. O BRS Jacana é indicado para as regiões: 1, 2 e 3 do Paraná; 1 e 2 de Santa Catarina; e 2 de São Paulo. Bassoi, que avaliou o potencial de rendimento médio dos grãos em ensaios, nos três estados, mostra que as produtividades, no Paraná,  foram de  4.315  kg ha-1,  4.898 kg ha-1 e 3.962 kg ha-1, nas Regiões 1, 2 e 3, respectivamente. Em Santa Catarina, foram de 5.514 kg     ha-1 e 4.457 kg ha-1, nas Regiões 1 e 2, respectivamente. Na Região 2 de São Paulo foi de 5.355 kg ha-1.

Com relação a doenças, o BRS Jacana é moderadamente resistente à ferrugem da folha e às manchas foliares. O BRS Jacana tem ciclo precoce, de 59 dias de espigamento e 95 dias de maturação. É moderadamente suscetível à germinação pré-colheita e  moderadamente resistente ao acamamento.

“O BRS Jacana entra no mercado revigorando as opções de cultivo do produtor que busca um trigo precoce. É uma cultivar que combina excelência no potencial produtivo, ampla adaptabilidade e o produtor já pode garantir sua semente para a próxima safra”, destaca a chefe de Transferência de Tecnologias da Embrapa Soja, Carina Rufino.

Para Ralf Udo Dengler, gerente executivo da Fundação Meridional, o lançamento do BRS Jacana traz mais uma grande opção ao produtor de trigo, com conceito TOP 5000 de rendimento. "Em todas as regiões de recomendação, seu elevado potencial produtivo e sua ótima estabilidade, aliados às características ideais de qualidade tecnológica, trazem ao agricultor e à indústria, uma excelente opção de trigo pão", destaca Dengler.

As sementes da BRS Jacana podem ser adquiridas com a Fundação Meridional, acessando www.fundacaomeridional.com.br

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024