Inmet: previsão do tempo para quinta (27) e sexta-feira (28)
Instabilidades são previstas para as Regiões Sudeste e Sul, enquanto as temperaturas entram em elevação em grande parte do país
A safra de soja 2026/27 no Paraná tem potencial para alcançar uma produção recorde de 22,6 milhões de toneladas, em uma área estimada em 5,76 milhões de hectares. De acordo com o boletim do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), a produtividade média projetada supera 3.900 quilos por hectare e mantém a soja como principal cultura da agricultura paranaense.
Apesar da perspectiva favorável, a confirmação desse volume dependerá, principalmente, das condições climáticas ao longo do ciclo, segundo o analista de mercado do Deral, Edmar Wardensk Gervasio.
“A safra 2026/27 começa sob influência do fenômeno El Niño, que tende a aumentar a frequência de chuvas no Sul do Brasil, especialmente durante a primavera. No Paraná, o principal risco associado ao fenômeno é a possibilidade de precipitações frequentes e excesso de umidade que poderão influenciar os trabalhos de plantio, colheita e tratos culturais ao longo do desenvolvimento da lavoura”, afirma.
O Deral orienta os produtores a ficarem atentos aos meses de setembro e outubro, período que coincide com a implantação e o estabelecimento de grande parte das lavouras. Chuvas persistentes podem dificultar o plantio e reduzir as janelas de operação.
Entre novembro e janeiro, durante fases importantes de desenvolvimento, floração e enchimento de grãos, tanto o excesso de chuvas quanto eventuais períodos de deficiência hídrica podem comprometer o potencial produtivo. Já entre fevereiro e março, precipitações muito acima da média podem dificultar o avanço da colheita.
Assim, embora a expectativa inicial seja positiva, o comportamento do clima será determinante para que o potencial projetado se confirme e resulte em uma nova safra recorde de soja no Paraná.
O cenário climático previsto para a safra de soja também deve influenciar a cultura do milho, embora os períodos de maior risco sejam ligeiramente diferentes em função do calendário da cultura, destaca o analista do Deral.
Para a primeira safra de milho 2026/27, o Deral estima uma área de 373 mil hectares, crescimento de aproximadamente 2% em relação ao ciclo anterior. A produção está projetada em 4,09 milhões de toneladas.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura